Análise Dramatúrgica I

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

– Por se tratar de uma disciplina de caráter essencialmente teórico-prático, uma parte da aula constará de: exposição e discussão dos conteúdos programáticos; exemplificação dos conteúdos expostos através da análise de textos previamente escolhidos. A outra parte será dedicada a exercícios práticos de análise de textos de teatro, realizados em grupo.
Avaliação exclusivamente contínua (Art. 13.5 do Regulamento Académico do 1º Ciclo de Estudos da ESEC)
Participação presencial na aula obrigatória (Art. 2.2 do Regulamento Académico do 1º Ciclo de Estudos da ESEC)
Critérios:
– Participação ativa e estimulante nos trabalhos de grupo realizados na aula – 20%
– Trabalhos escritos individuais – 80%
CONDIÇÕES ESPECÍFICAS de ACESSO A EXAME DE RECURSO E MELHORIA
Art. (13.8 Regul. Acad. do 1º Ciclo de Estudos da ESEC:
– Presença em 50% das aulas previstas
– 8 val. na avaliação de frequência

Resultados de Aprendizagem

O aluno deverá ser capaz de:
1. Situar o texto dramático no universo da literatura de ficção, destacando a sua natureza e a sua especificidade.
2. Estabelecer a relação entre escrita dramática e escrita cénica.
3. Identificar as principais categorias do processo de análise do texto dramático.
4. Desenvolver a capacidade de análise e interpretação de peças de vários géneros, períodos e estilos.
5. Aplicar as principais técnicas de análise em peças previamente determinadas a fim de investigar e poder revelar as suas virtualidades cénicas.
6. Desenvolver a capacidade de apresentar argumentações fundamentadas e de saber integrar produtivamente os pontos de vista alheios.

Programa

I O texto dramático.
1. Existe uma especificidade do texto de teatro?
2. O domínio das poéticas de Aristóteles a Hegel.
3. Os géneros dramáticos e o seu enquadramento histórico.
II. A organização da ficção.
1. A noção de fábula.
1.2. Mitos e invenções.
1.3. A fábula como encadeamento de ações.
1.4. Limites da fábula.
2. A intriga.
2.1. A mecânica da peça.
2.2. Conflito principal e conflitos secundários.
III Tempo e espaço.
1. Unidade ou descontinuidade.
IV O estatuto da palavra.
1. Diálogo e monólogo.
2. Palavra e ação.
3. As didascálias.
V A noção de personagem
1. Uma abordagem histórica.
2. Uma questão de bilhete de identidade?
3. A personagem, uma força que age.
4. Sujeito do discurso/objeto do discurso.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 80.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ARISTÓTELES, Poética. Trad. Eudoro de Sousa. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2003.
DANAN, Joseph, O que é a dramaturgia?. Évora: Licorne, 2010
PALLOTTINI, Renata, Introdução à dramaturgia. São Paulo: Ática, 1988.
RYNGAERT, Jean-Pierre, Introdução à análise do teatro. Lisboa: Edições Asa,1998
UBERSFELD, Anne, Os termos-chave da análise textual. Évora: Licorne, 2010