Animação 3D

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

19.1 As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrarse- ão em duas componentes pedagógicas fundamentais:
– Componente teórica – exposição oral centrada nos conteúdos previstos;
– Componente prática – desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.
A unidade curricular poderá ser realizada nas modalidade de frequência ou de exame. A avaliação por frequência implica a realização de 3 trabalhos teórico-práticos que terão os seguintes pesos: 1.º trabalho – 30%; 2.º trabalho – 30%; 3.º trabalho – 40%.
O exame terá uma componente teórica, com um peso de 30%, e uma componente prática, com um peso de 70%.

Resultados de Aprendizagem

16.1 Dar a conhecer o contexto sociocultural e histórico em que se desenvolve esta área visual e conhecer os conceitos e a terminologia da composição e animação 3D, integrando os princípios básicos do discurso da animação;
16.2 Saber operar e manipular equipamentos de tecnologia digital de modelação;
16.3 Capacidade de aplicar ambientes luminosos e texturas, de modo realista ou criativo;
16.4 Capacidade de animar sólidos e figuras, assim como câmaras, com destreza técnica e estética.

Programa

17.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DA ANIMAÇÃO 3D NA CULTURA VISUAL
17.1.1 Contextualização teórica das artes audiovisuais na contemporaneidade;
17.1.2 Aplicação da Animação 3D em processo de autoria: apresentação de empresas; produções artísticas; e apoios de interesse relevante para futuros profissionais na área.
17.2. MODELAÇÃO
17.2.1 Fornecimento de instruções para uso de ferramentas de modelação 3D.
17.2.2 Modelação de estruturas simples e complexas.
17.3. TEXTURAS E ILUMINAÇÃO
17.3.1 Uso apropriado de modos de texturas e materiais.
17.3.2 Aplicação de iluminação realista e iluminação criativa.
17.4. ANIMAÇÃO
17.4.1 Animação de objectos simples, tendo em consideração a sua especificidade estrutural.
17.4.2 Animação de câmaras: simulação de movimentos de câmara e sequências.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - 2º Trabalho - 30.0%
  • - 3º Trabalho - 40.0%
  • - 1º Trabalho - 30.0%
Exame
  • - Componente Teórica - 30.0%
  • - Componente prática - 70.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Lovejoy, M. (1997). Postmodern currents: art and artists in the age of electronic media. New Jersey:
Prentice-Hall
Masters, M. (2015). How to Get Started with 3D. Disponível em http://blog.digitaltutors.com/how-to-getstarted-in-3d/
McQuilkin, Kent (2015). Cinema 4D Apprentice. Taylor and Francis.
Monin-Baroille, N. (2014) Use 3D to create colourful abstract art. DigitalArts – Inspiration for Digital
Creatives. Disponível em http://www.digitalartsonline.co.uk/tutorials/cinema-4d/use-3d-create-colourfulabstract-
art/
Robinson, I. (2014). Cinema 4D R16 Essential Training. Disponível em Lynda.com
Roman, A. (2014). From Bits to the Lens – Book. The Third & The Seventh S.L.
Williams, R. (2009). The Animator’s Survival Kit. Londres: Faber and Faber