Aplicações Móveis

Conhecimentos de Base Recomendados

Conceitos de programação orientada a objetos.

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

1 – Método expositivo: método explicativo onde fundamentos teóricos e conceito são apresentados pelo professor e discutidos com a turma, seguido de exemplos demonstrativos;

2 – Método experimental: método activo onde o aluno desenvolve o conhecimento através da resolução problemas e o desenvolvimento de projectos laboratoriais individuais ou em dinâmica de grupo.

Cada aula será composta por dois momentos:

1 – Exposição introdutória: No início da aula o docente expõe e discute com os alunos os novos conteúdos em estudo;

2 – Aplicação prática: Após a exposição introdutória, os alunos desenvolvem fichas de trabalho e resolução de problemas, individualmente e em conjunto, para aplicação prática dos novos conceitos, de forma autónoma e sob a orientação do docente;

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:
1. Interpretar tecnologias e sistemas operativos para dispositivos móveis;
2. Executar aplicações para dispositivos móveis com base no sistema operativo Android;
3. Descrever a importância da usabilidade em interfaces móveis.

Programa

1.Introdução à computação móvel
– Dispositivos móveis
-Sistemas operativos para dispositivos móveis
-Desenvolvimento de aplicações móveis: Usabilidade

2. Introdução ao sistema operativo Android – História e versões
-Arquitetura e camadas de software
-O ecossistema Android
-Distribuições Android

3. Android Development Tools
-Android Studio
-Android Virtual Device (AVD)
-Criação e configuração de AVDs

4. Desenvolvimento de aplicações Android
-Ciclo de vida das Activities
-Elementos da interface gráfica: TextView, EditText, Buttons, etc.
-Layout da interface gráfica

5. Android Activities e Intents
-Invocação de Activities
-Passagem de dados entre Activities

6. Processamento em background em Android:
-AsyncTask and AsyncTaskLoader
-Internet connection
-Broadcasts
-Services

7. Alertas e Tarefas agendadas
-Notificações
-Alarmes
– Transferência de dados de forma eficiente

8. Armazenamento de dados:
– Shared preferences
– SQLite

 

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Darwin, I. F. (2017). Android Cookbook: Problems and Solutions for Android Developers. ” O’Reilly Media, Inc.”.

Griffiths, D., & Griffiths, D. (2017). Head First Android Development: a brain-friendly guide. ” O’Reilly Media, Inc.”.

Meier, R., & Lake, I. (2018). Professional Android. John Wiley & Sons.

Wickham, M. (2018). Practical Android. Apress