Artes Plásticas I

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

19.1 As opções metodológicas centrar-se-ão em três componentes pedagógicas fundamentais: exposição
oral centrada nos conteúdos previstos; estudo e apresentação de obras/produções; desenvolvimento de
trabalhos sob orientação docente.
19.2 Dada a especificidade desta unidade curricular e ao abrigo do ponto 7, do artigo 13.º, do RCFI, exigese
que o aluno garanta a presença mínima em 8 do número total de aulas previstas, assistindo-lhe o direito
a realizar exame caso não tenha obtido aprovação por frequência.
A avaliação obedecerá a critérios que serão explicitados em diferentes enunciados, de acordo com as
seguintes componentes e pesos: Teórica – 25%; Teórico-prática – 25%; Prática – 50%. Os trabalhos a
realizar serão em número máximo de 5 – informação que será disponibilizada e sumariada na 1.ª aula. O
exame terá uma componente teórica, com um peso de 30%, e uma componente prática, com um peso de
70%.

Resultados de Aprendizagem

16.1 Compreender e identificar diferentes técnicas de expressão através do conjunto de figuras bi e
tridimensionais;
16.2 Compreender a experimentação e exploração de materiais como técnicas de representação bi e
tridimensional;
16.3 Reconhecer, experimentar e explorar a tridimensionalidade com recurso a materiais recuperados;
16.4 Adquirir conhecimentos elementares dos processos de representação pictóricos.
16.5 Desenvolver competências em práticas de composição bi e tridimensional, relacionando-as e
adequando-as a diferentes metodologias projetuais.

Programa

17.1 TÉCNICAS DE EXPRESSÃO BI E TRIDIMENSIONAL
17.1.1 Construção e montagem de formas tridimensionais
17.1.2 Materiais e processos de colagem
17.1.3 Técnicas de modelação – pastas de modelar
17.1.4 Pintura a acrílico
17.1.5 Pintura a óleo
17.1.6 Pastel seco e de óleo
17.1.7 A técnica da espátula e dos empastes
17.2 EXPLORAÇÃO, ENSAIO E EXPERIMENTAÇÃO DE MATERIAIS
17.2.1 Superfícies planas e curvas
17.2.2 Deformações manuais (compressão, esticar, estender, enrolar, torcer, etc)
17.2.3 Técnicas mistas
17.2.4 A harmonização da cor
17.2.5 Tipologia e função dos suportes pictóricos
17.3. MATERIAIS RECUPERADOS
17.3.1 Embalagens, materiais ecológicos, materiais compósitos, fios metálicos
17.3.2 Manipulação e exploração
17.4 PRÁTICAS DE COMPOSIÇÃO BI E TRIDIMENSIONAL
17.4.1 Estruturas e tipologias modulares
17.4.2 Relevos em superfícies planas ou curvas, espaços abertos ou fechados
17.4.3 Unidade e variedade, secção de ouro, simetria-assimetria
17.4.4. Da construção à composição

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Componente Teórico-Prática - 25.0%
  • - Componente Prática - 50.0%
  • - Componente Teórica - 25.0%
Avaliação por Exame
  • - Componente Teórica - 30.0%
  • - Componente Prática - 70.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Dupon, O. (2011). The New Artisans. London: Thomas & Hudson.

Parramón, J. (1995). As bases da pintura a óleo. Lisboa: Temas e Debates.

Mayer, R. (2002). Manual do artista. São Paulo: Martins Fontes.

Collins, J. (2006). Les peintres contemporains et leur technique. Neuilly-sur-Seine: Art et Images.

Jackson, P. (2013). Cut & Fold Techniques for Promotional Materials. London : Laurence King Publishing.

White, K. (2014). 101 cosas que aprendi en lá escuela de arte. Barcelona: Gustavo Gili.

Zanini, W. (1980). Tendências da escultura moderna. São Paulo: Cultrix.

Causey, A. (1998). Sculpture since 1945. Oxford New York : Oxford University Press.

Rosier, P. (1990). Le Moulage. Turin : Dessain et Tolra.