Ciências Empresariais

Conhecimentos de Base Recomendados

Informação não definida

Métodos de Ensino

Expositiva, apresentação de casos práticos e resolução de problemas.

Resultados de Aprendizagem

Compreender minimamente o funcionamento da economia a partir do conhecimento de alguns conceitos fundamentais. Perceber o comportamento dos agentes económicos individuais como as famílias, as empresas e o governo. Conhecer e aplicar um conjunto de instrumentos de análise dos comportamentos individuais e das relações interpessoais que permitam saber animar, comandar e organizar grupos e equipas de trabalho e saber promover e assegurar a imagem da Instituição. Conhecer e aplicar os fundamentos da higiene e segurança, assim como o significado e a importância da prevenção no posto de trabalho; Contribuir para a proteção do meio ambiente, para o equilíbrio ecológico e para a preservação do património. Desenvolver competências e conhecimentos que permitam a conceção, estruturação e organização de uma ideia de negócio e a criação de uma empresa, bem como o desenvolvimento de conceitos inerentes à sua gestão diária e estratégica.

Programa

Módulo 1 – Noções de Economia

Conceitos básicos de economia; Os elementos fundamentais da oferta e da procura; Consumo e Investimento; Noções de análise de custos.

Módulo 2 – Comportamento Organizacional

A organização ou empresa; Gestão de recursos humanos; As teorias da liderança; O continuum da maturidade; As teorias da motivação; O processo de comunicação; A organização e os grupos de trabalho; O QI dá lugar ao QE (Coeficiente Emocional).

Módulo 3 – Higiene, Segurança e Ambiente

Fundamentos da higiene e Segurança; Segurança do posto de trabalho; Avaliação e controlo de riscos; Gestão da prevenção, ergonomia e psicossociologia do trabalho; Condições ambientais do posto de trabalho; Normas europeias de limitação de impactos ambientais; Os recursos hídricos e ar ambiente.

Módulo 4 – Empreendedorismo

Conceitos de empreendedorismo (ideia, inovação, criatividade e risco); Empreendedor e administrador; Fases preliminares na formação de uma empresa e fórmulas para identificar oportunidades; Plano de negócios (O produto / serviço, o mercado e a orientação para o cliente); Negócios (Ética, deontologia e técnicas de negociação); Financiamento (banca, outros financiamentos, plano financeiro e fluxo de caixa); Fiscalidade, contabilidade e responsabilidade legal da empresa; Formação e gestão dos recursos humanos; Patentes, marcas, modelos e registos de propriedade; Mercado virtual (on-line); Internacionalização e mercado global.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

  • Samuelson, P.A.; Nordhaus, W.D. – Economia, McGraw-Hil, Lisboa, 1993
  • Cunha, M.P.; Rego, A., Cunha, R.C., Cabral Cardoso, P.N. – Comportamento Organizacional e Gestão, RH, 2016 (edição 8ª)
  • Código das Sociedades Comerciais
  • Como elaborar um Plano de Negócios; IAPMEI, 2016
  • Rodrigues, S. – Empreendedorismo, ANJE, 2008
  • Oliveira, A.M. – Criação de Empresas, ANJE, 2008
  • Apresentações e outros elementos fornecidos pelo docente.