Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Marketing

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino

1) Expositiva, com recurso à explicação dos conteúdos programáticos através de meios audiovisuais

2) Ativa, através da análise e resolução de casos práticos propostos

3) Colaborativo, pela realização de trabalhos de grupo.

 

Resultados de Aprendizagem

a)              Identificar os elementos influenciadores do comportamento do consumidor

b)              Conhecer os processos de decisão do consumidor

c)               Dominar os conceitos de grupo, cultura e subcultura como influenciadores da decisão do consumidor

d)              Reconhecer os problemas na área do comportamento do consumidor

e)              Dominar as técnicas de exploração, recolha e organização e apresentação de informação de pesquisa

Programa

1. Comportamento Consumidor            

1.1. Envolvimento, Perceção, Memória E Aprendizagem Cognitiva   

1.2. Motivação Do Consumidor

1.3. Personalidade e fatores psicográficos           

1.4. Formação E Mudança De Opinião, Atitude E Comportamento

1.5. Processos De Decisão Do Consumidor           

1.6. Influências Situacionais  

1.7. Grupos, Cultura e Subculturas

2. Pesquisa de Marketing

2.1. Identificação do problema de pesquisa de marketing

2.2. Estudos Qualitativos vs Estudos Quantitativos

2.3. Processos para  a recolha de dados

2.4. Apresentação dos resultados de pesquisa

Métodos de Avaliação

Avaliação periódica
  • - Prova escrita - 50.0%
  • - Trabalho de grupo - 50.0%
Avaliação final
  • - Prova escrita - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Solomon, Michael (2016) Consumer Behavior (9/E). Bookman.

Mowen, J.; Minor, M. (2011) comportamento do consumidor, Pearson