Comportamento Motor

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Em contexto de aula são apresentadas e analisadas diferentes perspetivas relativamente aos conceitos de Desenvolvimento Motor e de Controlo Motor.

Proposta de realização de trabalhos teórico-práticos relativos à avaliação da competência motora e análise do comportamento motor.

A avaliação na unidade curricular compreende elementos de demonstração da compreensão teórica e prática das matérias. Os elementos da avaliação contínua compreendem a participação nas aulas teóricas e práticas; realização de prova escrita de resposta a um teste em que se podem incluir todas as matérias constantes no programa da unidade curricular.

A avaliação por exame tem como condição de acesso a obtenção de classificação positiva na componente de participação nas aulas e na componente de trabalho teórico-prático.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer os fundamentos e aplicações do Controlo Motor e do Desenvolvimento Motor (DM) como área de estudo do comportamento motor.

2. Compreender os conceitos básicos e terminologia fundamental utilizada em DM e em aprendizagem motora.

3. Reconhecer as operações, os processos e os mecanismos subjacentes à prestação e aprendizagem motora.

4. Conhecer os modelos e as teorias explicativas do controlo e aprendizagem motora.

5. Compreender os fatores de aprendizagem e interpretação dos seus efeitos na aquisição e aprendizagem motora.

6. Aplicar os conteúdos da UC ao campo das Ciências do Desporto.

7. Conhecer os instrumentos e técnicas de análise, avaliação e controle do DM e aplicar tais instrumentos na observação e análise do CM

Programa

1.Conceitos fundamentais em DM e em CM 

2.Métodos de avaliação do DM, Performance,  aprendizagem e medidas de desempenho motor

3.Desenvolvimento dos movimentos fundamentais

4. Operações de Aprendizagem

5. Fatores de aprendizagem: Instrução e demonstração; Organização da prática; Variabilidade das condições de prática e interferência contextual; Informação de retorno sobre o resultado

6. Teorias e modelos de controlo motor e aprendizagem: Teoria do circuito fechado; Teoria do esquema; Teoria dos sistemas dinâmicos

7. Parâmetros e invariantes do controlo motor

8. Memória

9. Transfer

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Frequência - 70.0%
  • - Assiduidade e Participação - 30.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Passos, P. (2013). Comportamento Motor, Controlo e Aprendizagem. Lisboa: FMH.

Rose, D. (1997). A multilevel approach to the study of  motor learning and control. Boston: Allyn & Bacon.

Schmidt, R., & Lee, T. (2014). Motor Learning and Performance. Champaign: Human Kinetics.

Gallahue, D. & Ozmun, J. (2005). Compreendendo o Desenvolvimento Motor. São Paulo: Phorte Editora.

Barreiros, J. (1992). Aprendizagem Motora: Variabilidade das Condições de Prática e Interferência Contextual. Lisboa: FMH.

Cordovil, R. & Barreiros,J. (2014). Desenvolvimento motor na infância. Lisboa: Edições FMH.

Davids, K., Button, C., & Bennett, S. (2008). Dynamics of Skill Acquisition: A Constraints-Led Approach. Champaign: Human Kinetics.

Gallahue, D. & Ozmun, J. (2005). Compreendendo o Desenvolvimento Motor. São Paulo: Phorte Editora.

Godinho, M. (2007). Controlo motor e aprendizagem: Fundamentos e aplicações. Lisboa: UTL-FMH.

Godinho, M., Mendes, R., Melo, F., Matos, R., & Barreiros, J. (2005). Controlo motor e aprendizagem: Trabalhos Práticos. Lisboa: FMH.

Godinho, M., & Mendes, R. (1996). Aprendizagem motora: Informação de retorno sobre o resultado. Lisboa: FMH.

Lee, T. (2011).  Motor Control in Everyday Actions.  Champaign: Human Kinetics.