Conceção de Projetos de Intervenção Comunitária

N/A

Formar para a intervenção comunitária através do teatro exige uma metodologia assente na participação e espírito crítico. Esta UC pressupõe um contributo dos estudantes no processo de aprendizagem, responsabilizando-os pela produção, gestão e comunicação do conhecimento, individualmente ou em grupo.
A UC de CPIC articula-se com outras disciplinas e atividades. Os conteúdos serão desenvolvidos em aulas teórico-práticas. É relevante, neste conceito metodológico, a presença nas aulas e atividades realizadas. A avaliação respeitará o regulamento da ESEC, realizando-se numa das duas modalidades: avaliação periódica ou avaliação por exame. A avaliação periódica consiste na realização, apresentação e defesa em aula de um projeto de intervenção (50% da nota final) e sua memória descritiva (50% da nota final); os trabalhos podem ser individuais ou em grupo; nestes, a prestação dos alunos na defesa é diferenciável.

Conhecer e compreender: os princípios que fundamentam a intervenção comunitária; problemas sociais e políticas que sustentam os processos de intervenção pela arte; os princípios da metodologia de projeto; os recursos locais como via de dinamização de projetos sociais, culturais e educativos.
Conceber estudos numa perspetiva etnográfica e identificar necessidades, potencialidades e recursos endógenos (humanos, naturais, patrimoniais).
Conceber, organizar, gerir, implementar e avaliar projetos de acordo com as especificidades de cada âmbito de intervenção social através do Teatro.
Desenvolver e adaptar estratégias educativas integradas e participativas de intervenção de acordo com os contextos e destinatários.
Avaliar as estratégias e os efeitos da intervenção.
Demonstrar capacidade de adaptação aos contextos profissionais (iniciativa, assertividade, autocontrolo, criatividade)

1. Projetos de intervenção comunitária (PICs): Pressupostos, princípios, fundamentos, limites, valor dos PICs; Organizações, os PICS e a mudança socioeducativa através do Teatro
2. O projeto passo a passo: Propondo modelos de estruturação; O método de Lasswell
3. Planeamento e avaliação; 4 Ps do Planeamento