Conceção de Projetos de Intervenção Comunitária

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Formar para a intervenção comunitária através do teatro exige uma metodologia assente na participação e espírito crítico. Esta UC pressupõe um contributo dos estudantes no processo de aprendizagem, responsabilizando-os pela produção, gestão e comunicação do conhecimento, individualmente ou em grupo.
A UC de CPIC articula-se com outras disciplinas e atividades. Os conteúdos serão desenvolvidos em aulas teórico-práticas. É relevante, neste conceito metodológico, a presença nas aulas e atividades realizadas. A avaliação respeitará o regulamento da ESEC, realizando-se numa das duas modalidades: avaliação periódica ou avaliação por exame. A avaliação periódica consiste na realização, apresentação e defesa em aula de um projeto de intervenção (50% da nota final) e sua memória descritiva (50% da nota final); os trabalhos podem ser individuais ou em grupo; nestes, a prestação dos alunos na defesa é diferenciável.

Resultados de Aprendizagem

Conhecer e compreender: os princípios que fundamentam a intervenção comunitária; problemas sociais e políticas que sustentam os processos de intervenção pela arte; os princípios da metodologia de projeto; os recursos locais como via de dinamização de projetos sociais, culturais e educativos.
Conceber estudos numa perspetiva etnográfica e identificar necessidades, potencialidades e recursos endógenos (humanos, naturais, patrimoniais).
Conceber, organizar, gerir, implementar e avaliar projetos de acordo com as especificidades de cada âmbito de intervenção social através do Teatro.
Desenvolver e adaptar estratégias educativas integradas e participativas de intervenção de acordo com os contextos e destinatários.
Avaliar as estratégias e os efeitos da intervenção.
Demonstrar capacidade de adaptação aos contextos profissionais (iniciativa, assertividade, autocontrolo, criatividade)

Programa

1. Projetos de intervenção comunitária (PICs): Pressupostos, princípios, fundamentos, limites, valor dos PICs; Organizações, os PICS e a mudança socioeducativa através do Teatro
2. O projeto passo a passo: Propondo modelos de estruturação; O método de Lasswell
3. Planeamento e avaliação; 4 Ps do Planeamento
4. Ciclo de vida de um Projeto:
4.1. Diagnóstico; Análise e formulação dos problemas, Análise de recursos, Análise SWOT, Matriz de diagnóstico
4.2. Planeamento; Objetivos gerais e específicos; Plano de atividades; Matriz de problemas, necessidades, atividades, resultados; Quadro Lógico
4.3. Avaliação; Dificuldades e definição de um modelo de avaliação; Níveis de incidência, Temporalidade, Responsabilidades, Critérios, Indicadores
5. Finalizar o projeto e comunicação dos resultados; Estratégias de redação, apresentação, discussão/divulgação de documentos escritos
6. Práticas de mudança social em PIC’s através do Teatro-Expressão Dramática
7. Trabalho laboratorial: elaboração de PIC

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação periódica
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 100.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Abrignani,B, Gomes,R, de Vilder,D, Roy,A, COE, CE (2000) Mochila Pedagógica T-Kit Nº 3. Gestão de Projectos. Estras.: Cons. Eur
Ander-Egg,E, Idáñes,M J A (1999) Como elaborar um projecto:guia para desenhar projectos sociais e culturais. Lx: CPIHTS
Brander,P, Keen,E, Lemineur,M-L (eds)(2016) Farol. Manual de Educação para os Direitos Humanos com Jovens. Algueir: Dínamo
Conselho da Europa, Comissão Europeia (2000) Project Management T-Kit. Strasb: COE
Cruz,H (2021) Práticas Artísticas-Participação e Política. Ed Col
Cruz,H, Bezelga,I, Rodrigues, P S (Coord) (2017) Práticas Artísticas Comunitárias. Pt: PELE/CHAIA/FCT
Guerra,I (2000) Fundamentos e Processos de uma Sociologia da Acção – O planeamento em Ciências Sociais. Casc:Principia
Melo,S C D de (2014) Projetos artísticos (d)e intervenção comunitária Texturas, uma experiência do Festival Internacional de Teatro de rua de Santa Maria da Feira. Tdout. Pt:UPt
Pérez-Serrano,G (2008) Elaboração de Projectos Sociais:Casos práticos. Pt:Pt