Desenvolvimento Curricular

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A metodologia será expositiva, ativa e interrogativa. Será concretizada a partir da exposição de modelos, conceitos teóricos, bem como da análise e discussão de textos científicos e legislação, trabalhos cooperativos (e.g. estratégia de aprendizagem cooperativa – jigsaw) e de reflexão.
Os estudantes podem optar por avaliação contínua ou avaliação por exame.
A avaliação contínua assenta no permanente envolvimento e na qualidade da participação dos estudantes nas atividades de grupo na realização do trabalho de grupo (50%) e de um teste escrito (50%).
A avaliação por exame consta de uma prova escrita que versa sobre todas as temáticas trabalhadas (100%).

Resultados de Aprendizagem

– Conhecer e compreender conceções e fundamentos do currículo;
– Reconhecer a gestão curricular como processo de tomada de decisão;
– Adquirir competências básicas para a avaliação e seleção de modelos curriculares adaptados a diferentes contextos de formação;
– Analisar as diferentes variáveis pedagógicas que contribuem para a construção de Projetos Curriculares Educativos;
– Conhecer modelos de desenvolvimento curricular e práticas de planificação associadas;
– Conhecer e compreender orientações e diretrizes curriculares vigentes no sistema de ensino português

Programa

1.INTRODUÇÃO
1.1. Conceito de currículo
1.2. Quadro conceptual de suporte do desenvolvimento curricular;
2.DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
2.1. Gestão do Currículo: níveis e campos de decisão; níveis de integração
2.2. Modelos de organização curricular
3.FLEXIBILIDADE CURRICULAR
3.1.Diversificação e adequação: conteúdos, modos de avaliação, articulação curricular e modos de organização do ambiente educativo
3.2. Medidas organizacionais de apoio à gestão curricular e pedagógica
3.3. Colaboração e desenvolvimento profissional
3.4. Documentos normativos atuais

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Frequência - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Fontoura, M. (2006). Do Projeto Educativo de Escola aos Projetos curriculares: fundamentos, processos e procedimentos. Porto Editora
Gaspar, M.I., & Roldão, M.C. (2007). Elementos do desenvolvimento curricular. Universidade Aberta
Pacheco, J. (2005). Escritos curriculares. Editora Cortez
Robalo, F. (2004). Do projeto curricular de escola ao Projeto curricular de turma. Texto Editores
Roldão, C. (2007). Colaborar é preciso: Questões de qualidade e eficácia no trabalho dos professores. Noesis (71). Ministério da Educação – DGIDC.
Roldão, M.C. (2009). Estratégias de ensino: o saber e o agir do Professor. Fundação Manuel Leão.
Roldão, M.C., & Almeida S. (2018). Gestão Curricular para a autonomia das escolas e professores. Direção Geral da Educação
Silva, T. T. (2010). Teorias do currículo. Uma introdução crítica. Editora Autêntica.
Syomwene, A. (2020). Curriculum theory. Characteristics and funcions. European Journal of Education Studies, 7 (1), 326-337