Desporto Individual I – Atletismo

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A dinâmica da UC será suportada em aulas eminentemente práticas (PL).

As metodologias a utilizar socorrem-se de diferentes estratégias que visam, no essencial, três aspetos principais: planeamento, operacionalização e condução de treino e ensino do Atletismo, enquanto treinador ou professor da modalidade e, também, a proficiência na prática das especialidades abordadas;

 

 A avaliação continua ou periódica (AC/P) ou exame (AE)

 

AC/P

Participação presencial – 10%

Trabalho laboratorial ou de campo – 60%

Teste – 30 %

 

Para acesso à avaliação final por exame, os estudantes têm de obter um mínimo de 35% pontos trabalho laboratorial ou de campo.

 

AE:

1. Prova teórica 50%;

2. Provas práticas 50%.

O acesso à prova prática está condicionado à obtenção de 7,5 valores na prova teórica.

Resultados de Aprendizagem

1. Identificar e descrever o modelo de formação, organização e programação da prática dos jovens atletas; 2. Identificar, caracterizar e descrever as capacidades motoras condicionais e coordenativas, as formas de organização e estrutura tipo da sessão de treino com os escalões infanto-juvenis;

3. Compreender, explorar, promover e implementar em diferentes campos de intervenção profissional, programas adequados ao contexto em que se desenvolvem as práticas da modalidade: Atletismo;

4. Planificar, conceber e operacionalizar de sessões de treino, utilizando metodologias, estratégias e situações de ensino adequadas à aprendizagem dos praticantes;

5. Realizar a um nível elementar as diferentes especialidades do Atletismo: velocidade, barreiras, saltos, lançamentos e marcha atlética.

Programa

1. A formação de jovens atletas

2. O desenvolvimento da condição física nos escalões de formação 3. Treino da velocidade e estafetas nos escalões de formação

4. Treino da marcha atlética nos escalões de formação

5. O treino das barreiras nos escalões de formação

6. O treino dos saltos nos escalões de formação

7. O treino dos lançamentos nos escalões de formação

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
  • - Frequência - 30.0%
  • - Trabalho laboratorial ou de campo - 60.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
Exame
  • - Componente Prática - 50.0%
  • - Componente Teórica - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Anderson, O. (2013). Running Science. Champaign: Human Kinetics.

Iglésias, P. (2000). Fichas Técnicas de Atletismo, Coimbra: Ed. APPEFDC.

Polischuk, V. (1996) Atletismo : iniciación y perfeccionamiento. Barcelona: Paidotribo

Mota, C. (1996) Acção de formação barreiras – Iniciação ao treino com barreiras. Porto: Associação de Atletismo do Porto.

Rogers, J. (2000). USA Track & field Coaching Manual. USA Track & Field. Champaign: Human Kinetics.

Rosado, A. (1989). O ensino do atletismo na escola e no clube. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana.

Repositório da Federação Portuguesa de Atletismo: http://formacao.fpatletismo.pt/index.php