Didática da LGP: 1.º e 2.º Ciclos

NA

As aulas expositivas serão escassas promovendo-se o debate, a partilha e os trabalhos de grupo e laboratório.

1.  Definir o campo concetual e de trabalho da didática

2.  Identificar os principais vetores de investigação no âmbito do ensino da didática das línguas gestuais/sinais

3.   Reconhecer os domínios essenciais do ensino aprendizagem da LGPpara o 1 e 2 cebs

4. Planificar aulas a longo, médio e curto prazo

5.  Conhecer e refletir sobre os documentos reguladores no âmbito da LGP como LM/L1

6. Produzir e aplica materiais didáticos para aplicação no 1 e 2 CEB

1. Didática das línguas de sinais

1.1 Âmbito e objeto da Didática da LGP no 1 e 2 cebs

1.2 Fundamentos e conceitos-chave

1.3 Documentos reguladores: Programas Curriculares e legislação

1.4- Articulação desses Programas no contexto das EREBAS.

2. Desenvolvimento da linguagem: contextos, atividades e materiais

2- Problematização do Lugar da LGP como L1/LM

3- Apresentação de alguns materiais didáticos e sua pertinência.

3.1- Planificar

3.2- Planificar a longo, médio e curto prazo

3.3-Criar e aplicar materiais didáticos em aula

Avaliação Contínua
  • - apresentação em LGP de propostas de aula - 50.0%
  • - teste escrito (planificações de aula) - 50.0%
Exame Final
  • - exame escrito e em LGP - 100.0%

Ana Mineiro & Patrícia Carmo. (2016) Língua Gestual de São Tomé e Príncipe: retrato dos primeiros gestos. Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, 11, 161-182

Afonso, Carlos (2007). Reflexões sobre a Surdez: A Problemática Específica da Surdez. A Educação de Surdos. Vila Nova de Gaia: Edições Gailivro.

CAVACO,F (coord), Programa Curricular de Língua Gestual Portuguesa. Ensino Pré-Escolar e Básico, DGIDC, M.E, 2007.

CAVACO, F (coord), Programa Curricular de Língua Gestual Portuguesa. Ensino Secundário, DCGIDC, ME, 2007.

Correia, Isabel (2016) “Línguas e Linguagens. Língua Gestual Portuguesa e Português”. Educação Especial. Contributos para a Educação, EXEDRA, nº temático, disponível em

Singer, Murray. 2014. Inference processes. In Psychology of Language. An Introduction to Sentence and Discourse Processes (2a ed.). New York: Psychology Press, 167189.