Didática das Ciências da Natureza

1. Exploração de temáticas e de situações-problema, numa perspetiva CTSA; 2. Análise, interpretação e discussão de documentos, em pequenos e grande grupo, fomentando a reflexão, a partilha e estimulando atitudes críticas na aula (20%);3. Desenvolvimento conceptual de tópicos de CN, selecionados pelos/as estudantes atendendo ao enquadramento curricular específico de cada nível de ensino, envolvendo a conceção e execução de propostas individuais de atividades experimentais destinadas a crianças dos 3-6, dos 7-10 e dos 11-12; 4. Aplicação de resultados de pesquisa, às questões inerentes ao desenvolvimento do tópico e sua concretização na elaboração de trabalhos individuais/grupo (40%), com vista à sua comunicação e debate (40%); Na avaliação são valorizados aspetos como estrutura e organização da informação, adequação aos objetivos, linguagem, qualidade de informação científica e a reflexão crítica. Exame (100%) – prova escrita e/ou oral. Prevista a OT para apoio individual e em grupo.

Revelar interesse pela Ciência e pela Educação em Ciências da Natureza.
Questionar, pesquisar, e resolver problemas suscitados por questões do quotidiano.
Desenvolver competências relativas à construção do conhecimento e da aprendizagem das Ciências da Natureza.
Assumir uma atitude crítica face aos modelos “tradicionais” de ensino e de aprendizagem.
Desenvolver competências no domínio da investigação e inovação em Ciências da Natureza.
Desenvolver competências de ação no domínio das Ciências experimentais em contextos formais – Jardim de Infância/ 1º CEB/2ºCEB – não formais e informais.
Estabelecer inter-relações Ciência/Tecnologia/Sociedade e Desenvolvimento.
Refletir sobre o ser e atuar como profissional de educação.

1. A CIÊNCIA
• Evolução paradigmática da Ciência.
• Epistemologia e conhecimento científico.
• Aspetos sociológicos da atividade científica.
2. A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NO JARDIM DE INFÂNCIA , NO 1º E NO 2º CEB
2.1. ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA
• Construção e aprendizagem de conceitos: o papel das conceções das crianças e dos/as profissionais de educação
• Atitudes para com as Ciências da Natureza.
• Aprendizagem das Ciências da Natureza em contextos formais e informais.
• Interação Ciência – Tecnologia – Sociedade – Desenvolvimento.
• Resolução de problemas
• Trabalho prático, trabalho laboratorial e trabalho experimental
• Investigação como contributo para a análise e melhoria das práticas educativas.
2.2. O CURRÍCULO E A ORGANIZAÇÃO DA SALA DE ATIVIDADES/AULA
• Enquadramento curricular
• Manuais escolares e outros recursos didáticos
• Organização do espaço e do tempo na sala de atividades/aula.

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
  • - Análise, interpretação e discussão de documentos - 20.0%
  • - Comunicação e debate - 40.0%

Allen, M. (2019). Misconceptions in primary science. Open Univ Press
Bell, P., Lewenstein, B., Shouse, A. W., & Feder, M. A. (2009).Learning Science in Informal Environments. National Academy Press
Cianca, S. (2020). Teaching elementary STEM education. Unpacking Syandards and implementing practice-based pedagogy.Routledge
Harlen, W. (ed.) (2006). ASE Guide to Primary Science Education. ASE
Herrán Gascón, A., & Paredes Labra, J. (coord.) (2008). Didáctica General: la práctica de la enseñanza en educación infantil, primaria y secundaria. McGraw-Hill
Howe, A., Davies, D., McMahon, K., Towler, L., & Scott, T. (2005). Science 5-11: a guide for teachers.David Fulton Publishers
Pujol, R. M. (2007). Didáctica de las Ciencias en la Educación primaria. Editorial Sintesis
Ward, H. & Roden, J. (2016). Teaching Science in the primary classroom. 3rd ed.Sage.