Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica
Métodos de Ensino
A metodologia utilizada será a exposição teórica/prática, com recurso aos meios materiais existentes (quadro, retroprojector, etc.,), suportada com textos teóricos e casos práticos a resolver nas aulas.Os alunos deverão escolher uma das seguintes modalidades de avaliação:
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se com a unidade curricular Economia de Empresa que os alunos desenvolvam uma perspectiva geral da realidade económica enquanto contexto envolvente das organizações, nomeadamente, dos principais problemas de organização económica e da forma como estes afectam o quotidiano das empresas, bem como a capacidade de interpretar as principais forças que regem o funcionamento dos mercados e as suas implicações ao nível do comportamento das organizações e da resolução desses mesmos problemas.
Programa
I – Introdução à economia da empresa
A economia e as decisões empresariais
A lei da escassez
A abordagem custo/benefício das decisões
As armadilhas vulgares na tomada de decisões
Os custos relevantes para a tomada de decisões
O conceito de análise marginal
II – O modelo da procura e da oferta
A análise da oferta e da procura
A quantidade e preço de equilíbrio
Os determinantes da oferta e da procura
As alterações na procura versus alterações na quantidade procurada
A previsão e explicação das alterações no preço e na quantidade
O suporte dos preços
Os impostos
As alterações da oferta
As alterações da procura
A elasticidade do preço da procura
A elasticidade do preço da oferta
III – Mercados e empresas
A decisão na empresa concorrencial
A procura de mercado e da empresa
Monopólio: a empresa com poder de mercado
Benefícios e custos de usar o mercado
A organização da actividade económica
Os mercados e a concorrência
O oligopólio
IV – Decisões sobre preços
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Prova de exame. Componente teórica 20%. Componente prática 80% - 100.0%
- - Duas provas de frequência. Componente teórica 20%. Componente prática 80% - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Frank, Robert H. – Microeconomia e Comportamento – Mcgraw-Hill
Neves, João César das Neves – Dois Milhões de Anos de Economia – Universidade Católica Editora
Dunnett, Andrew – Para compreender a Economia – Fundação Calouste Gulbenkian
Mortal, António Baltazar – Contabilidade de Gestão – Editora Rei dos Livros
Caiado, António Pires Caiado – Contabilidade de Gestão – Vislis Editores
Pele, Martin – Como se fixam os preços na empresa – Editora Rés
Mata, José – Economia da Empresa – Fundação Calouste Gulbenkian
Neves, João César das Neves – Princípios de Economia Política – Editorial Verbo
Neves, João César das Neves – O que é a Economia? – Principia, Publicações Universitárias e Científicas
Brealey, Richard A. e outro – Princípios de Finanças Empresariais – Mcgraw-Hill
Lisboa, João e outros – Introdução à Gestão de Organizações – Vida Económica
Barbot, Cristina e outros – Microeconomia