Economia do Turismo

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica

Métodos de Ensino

A metodologia utilizada será a exposição teórica/prática, com recurso aos meios materiais existentes (quadro, retroprojetor, etc.,), suportada com textos teóricos e casos práticos a resolver nas aulas.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se com as componentes teórica e prática da unidade curricular Economia do Turismo que os estudantes que desenvolvam uma perspetiva geral da realidade económica em que se enquadra a atividade turística, das principais questões de organização económica e da forma como esta afetam os agentes da oferta turística. Pretende-se também que os estudantes reconheçam a importância económica do turismo a nível de emprego, rendimento ou balança comercial. Pretende-se ainda que os estudantes consigam compreender o funcionamento dos mercados em
economias mistas em geral e o carácter particular de que se revestem conceitos económicos no caso específico da atividade turística, como sejam elasticidade da oferta, utilidade marginal ou propensão ao consumo, assim como abordar questões como a simultaneidade de produção e consumo, intangibilidade, sazonalidade, diversidade e carácter compósito de bens e serviços ou a tendência de evolução de mercados e produtos turísticos.

Programa

Introdução
O âmbito da Economia do Turismo
O turismo como fenómeno económico-social
As questões conceptuais
A história económica do turismo
A medida em turismo: dificuldades, metodologia e indicadores
A análise microeconómica do Turismo
A economia da procura turística
A elasticidade da procura turística
A oferta turística: noção, características e classificação
O produto turístico
A análise macroeconómica do turismo
O efeito económico do turismo
A identificação das actividades turísticas
O enquadramento do turismo na actividade económica
A integração do turismo na política económica global
A classificação económica do turismo
Os efeitos sobre a estratégia de desenvolvimento
Os efeitos sobre o emprego
Os efeitos sobre a balança de pagamentos
A conta satélite do turismo

Docente(s) responsável(eis)

Filipa Maria de Paula Coelho C. Canavarro de Morais Gouvêa de Almeida

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Duas frequências. Componente teórica 80%. Componente prática 20% - 100.0%
Avaliação por exame
  • - Prova de exame. Componente teórica 20%. Componente prática 80% - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Neves, João César das Neves – O que é a Economia? – Principia, Publicações Universitárias e Científicas

Brealey, Richard A. e outro – Princípios de Finanças Empresariais – Mcgraw-Hill

Cunha, Licínio – Economia Política do Turismo (3.ª edição) – Lidel

Frank, Robert H. – Microeconomia e Comportamento – Mcgraw-Hill

Neves, João César das Neves – Dois Milhões de Anos de Economia – Universidade Católica Editora

Pele, Martin – Como se fixam os preços na empresa – Editora Rés

Dunnett, Andrew – Para compreender a Economia – Fundação Calouste Gulbenkian

Barbot, Cristina e outros – Microeconomia – Mcgraw-Hill

Lisboa, João e outros – Introdução à Gestão de Organizações – Vida Económica

Neves, João César das Neves – Princípios de Economia Política – Editorial Verbo

Matias, Álvaro Matias – Economia do Turismo, Teoria e Prática – Instituto Piaget