Estágio

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos centram-se na execução e avaliação do projeto de estágio, desenvolvido no 1.º semestre, tutorado e supervisionado pelo tutor e pelo supervisor.
A avaliação incide sobre todo o trabalho desenvolvido no âmbito do Estágio, ou seja, sobre a preparação e execução de todas as atividades de Estágio propriamente dito, incluindo as avaliações contínuas ou processuais, e não exclusivamente sobre o Relatório Final de Estágio- documento escrito. As componentes e critérios de avaliação, assim como os respetivos pesos, encontram-se explicitados no Regulamento de Estágio.
O Tutor e o Supervisor da ESEC avaliam as atividades de Estágio dos estagiários, com base em critérios e parâmetros definidos previamente (40% cada), entre outros, elementos relativos à Preparação, Desenvolvimento e à Avaliação das atividades, bem como quanto à sua Postura/ Ética Profissional. Realização de relatório de estágio (20%).

Resultados de Aprendizagem

É objetivo do Estágio da Licenciatura em Gerontologia Social:
1) Dotar os estudantes estagiários, futuros gerontólogos, das competências sociais, pessoais e profissionais, orientando-os num processo de construção de experiências de atuação profissional, pela sua inscrição num espaço de práticas de referência social, designadamente de aproximação à sua futura realidade profissional;
2) Capacitar os estagiários para as atividades que poderão vir a desempenhar, de acordo com os perfis estabelecidos para a Licenciatura em Gerontologia Social.
3) Formar, com recurso a metodologias específicas da gerontologia social, profissionais capazes de compreender problemáticas relacionadas com o ciclo de vida, identificar e analisar as necessidades individuais, de um grupo ou de uma comunidade, conceber e implementar estratégias dinâmicas de intervenção gerontológica.

Programa

Os Estágios em Gerontologia Social consistem na concretização de um projeto de intervenção previamente delineado que atenda às necessidades e potencialidades institucionais bem como das pessoas idosas, famílias e profissionais. Pressupõe assim a realização de uma avaliação Gerontológica, que envolva a dimensão pessoal, familiar, institucional e comunitária (incorporando na sua investigação instrumentos válidos e confiáveis) ou na conceção, execução e avaliação de projetos de intervenção gerontológica, dirigidos a pessoas, a grupos e a instituições, fundamentados pela avaliação gerontógica.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - ver regulamento - 100.0%

Estágio(s)

SIM

Bibliografia

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Instituto da Segurança Social (2012). Manual de processos chave: Lar/ residencial.Lisboa: Instituto da Segurança Social.
Paúl, C., & Ribeiro, Ó. (Coords.) (2012). Manual de Gerontologia. Lisboa: Lidel.
Paulos, C. I. (2010). Gestão de instituições para idosos. Lisboa: Verlag.
Pearce, B. W. (2000). Sénior living communities: Operations management and marketing for assisted living, congregate, and continuing-care retirement communities. Maryldand: John Hopkins University Press.
Pinto, A., & Soares, I. (2011). Sistemas de gestão da qualidade. Lisboa: Edições Sílabo.
Ray, M., Bernard, M., & Philips, J. (2009). Critical issues in social work with older people. London: McMillan.
Santos, S., & Santos, M. (1999). Diagnóstico social. Lisboa: IEFP,