Estágio/ Projeto Gastronómico

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os Estudantes serão encorajados a organizar o seu processo de aprendizagem através de uma metodologia quasi-profissional, de caráter autónomo e cooperativo em contexto real de trabalho ou de investigação. Esta UC é de avaliação contínua não sendo possível a avaliação por exame final, na medida em que pressupõe um trabalho contínuo e acompanhado ao longo do ano letivo. São consideradas duas modalidades de realização de Estágio/ Projeto Gastronómico:

1. Modalidade A: estágio integral numa organização do setor (turismo/gastronomia/indústria alimentar/entre outras), com entrega de um relatório que apresente as atividades desenvolvidas no âmbito do estágio e integre um projeto de investigação aplicado;

2. Modalidade B: realização de um trabalho de pesquisa sobre o qual se possa desenvolver um estudo empírico ou monografia (no caso de trabalhadores-estudantes ou outros devidamente justificados), excluindo-se desta modalidade a obrigatoriedade de estágio integral numa organização do setor.

Resultados de Aprendizagem

Com o intuito de complementar a formação dos(as) Estudantes através do seu contato com as diferentes atividades relacionadas com a futura atividade profissional, estabelecem-se os seguintes objetivos:

1. Favorecer uma experiência de aproximação ao mercado laboral;

2. Capacitar os(as) Estudantes para as atividades que poderão vir a desempenhar, de acordo com os perfis estabelecidos para a Licenciatura em Gastronomia;

3. Dotar os(as) Estudantes de competências sociais, pessoais e técnicas (hard e soft skills) que lhes permitam consolidar, através da observação e prática, exercidas em contexto real, os conhecimentos adquiridos ao longo da Licenciatura em Gastronomia.

Programa

N/A

Métodos de Avaliação

Monografia/ Investigação
  • - Monografia/ Relatório de Investigação - 100.0%
Estágio
  • - Trabalho laboratorial ou de campo - 100.0%

Estágio(s)

SIM

Bibliografia

Dolnicar, S. & Ring, A. (2014) Tourism Marketing Research – Past, Present and Future. Annals of Tourism Research, 47: 31-47.

Finn, M., Elliott-WhIte, M. & Walton, M.(2000). Tourism and Leisure Research Methods: data collection, analysis and interpretation. Harlow: Longman

Hall, N. G. (2012). Project management: Recent developments and research opportunities. Journal of Systems Science and Systems Engineering, 21(2), 129-143.

Veal, A. J. (2006). Research Methods for Leisure and Tourism. Harlow: Pearson Education Limited.

Verschuren, P., Doorewaard, H., & Mellion, M. (2010). Designing a research project (2nd Edition). The Hague: Eleven International Publishing.