Estética Musical

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Valoriza-se o método cognitivo de aprendizagem. As metodologias de ensino passam pelo envolvimento e responsabilização dos alunos na idealização, desenvolvimento e execução de um projeto, monitorizados pela docente face à sua fundamentação e objetivo final.

Avaliação Contínua
a) Apresentação oral (40%) – os discentes devem preparar 2 apresentações orais (30m), baseadas em textos e/ou imagens previamente propostos pela docente;
b) Participação nas aulas (20%) – participação na discussão e comentário de temáticas propostas, seminários/workshops/visitas de estudo programadas e/ou a organizar e concretizar.
c) projeto individual de investigação e/ou de grupo de 2 alunos (40%) -c. 25 p. (exceto notas e bibliografia). Entrega de versão definitiva uma semana após as apresentações.

A avaliação por exame
Será feita através de prova escrita (100%)

Resultados de Aprendizagem

A disciplina visa propiciar aos estudantes o conhecimento de linguagens da arte em geral e da arte musical, nas diferentes épocas e períodos históricos, para além do saber e reconhecer as diferentes fases estéticas na Música Ocidental.
Pretende também estabelecer a relação entre a história da música e a valoração estética do objeto musical e o abstratismo de moda(s). Tem, ainda em vista, a análise da obra musical, sua resistência à transitoriedade e sobrevivência na praxis, enquanto communis opinio.
Justifica-se a inserção da disciplina no Curso EMA pela importância de que se reveste, em termos estruturais, no suporte estético-artístico indispensável ao conhecimento e futuro desempenho, designadamente no que concerne às vertentes de conceção, produção e realização e edição de fonogramas e de videogramas.

Programa

Das artes e da música: conceitos, significados e pressupostos históricos e sua relação.
Estética, linguagens e códigos musicais: percetivos, icónicos e iconográficos.
Sinopse das fases estéticas na música ocidental.
Teorias do desenvolvimento estético e criatividade.
Obra de arte e objeto estético. Mecanismos da legitimação da obra de arte, sua resistência à transitoriedade e sobrevivência na praxis.
A arte e a comunicação. Enquadramento de som e imagem: comunicação inter-individual e instrumento de diálogo entre culturas.
Das artes da palavra e da imagem. Modelos de leitura da música pela imagem e pela palavra. A dicotomia música e pintura (ex. Kandinsky e Schöenberg)
Investigação num contexto artístico e musical adequado ao desempenho profissional.
Análise e estudo de fontes textuais e outras, e sua relação, tendo em conta as múltiplas transformações ocorridas, bem como a produção, difusão e públicos.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Apresentação oral - 40.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Becker, H. S.(2008). Mundos da Arte. Lisboa: Livros Horizonte.
Blanning, T (2011). El triunfo de la música. Barcelona: Acantilado.
Danto, A.(2005). El Abuso de la Belleza. La Estética y el Concepto del Arte. Barcelona: Paidós.
Eco, H. (2006). A definição da arte. Lisboa: Ed. 70.
Fróis, J.P. et al. (2000). A Educação Estética e Artística na Formação ao Longo da Vida. Lisboa: FCG.
Fridman, A.L.(2015). Experiências em ambientes de criação musical: interações corpo-cognitivas entre performer e ouvinte. Ver. Hodie, v.15,n.1:132-144
Fubini, E. (2008). Estética da Música. Lisboa: Edições 70.
Golan, L. S. (2016). Estética e contemporaneidade: por uma outra filosofia da música nova. São Paulo.
Heidegger,M.(2007). A Origem da Obra de Arte. Lisboa: Edições 70.
Hume, D.(2002). Do padrão do gosto. Ensaios Morais, Políticos e Literários. Lisboa:INCM.
Kandinsky, W.(2013). Do Espiritual na Arte. Alfragide: Publicações Dom Quixote.
Talon-Hugon,C.(2008).A estética, História e Teorias. Lx. Texto&Grafia