Estradas e Segurança Rodoviária

Conhecimentos de Base Recomendados

Topografia e Desenho Técnico.

Métodos de Ensino

É usado o método expositivo e inquisitivo durante a explicação dos diferentes conceitos nas aulas Teórico-Práticas sendo efectuados diversos exercícios de aplicação. Os alunos realizam um trabalho prático de grupo, essencialmente de aplicação prática dos assuntos estudados, que consiste na definição da directriz e rasante de uma pequena estrada, atendendo a um conjunto de condicionantes típicas nestas questões. Nas aulas Tutoriais segue-se uma metodologia de auto-aprendizagem e comunicação bem como o acompanhamento dos alunos, através do esclarecimento de dúvidas teóricas, de resolução de exercícios e de acompanhamento dos trabalhos práticos.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos: Estudo das principais características e condicionantes das vias de comunicação terrestres como obras de Engenharia Civil, focando especialmente a geometria do traçado; Competências Genéricas: Aplicação de conhecimentos e compreensão; Realização de julgamento e tomada de decisão; Comunicação; Auto-aprendizagem; Competências Específicas: Adquirir conhecimentos e capacidade de compreensão no domínio das atividades relativas ao projeto de vias de comunicação, nas suas diversas componentes, em particular das infraestruturas de transportes rodoviárias; Saber analisar a definição geométrica de uma estrada e a sua interdependência com aspetos relacionados com a segurança rodoviária

Programa

  1. Projeto do traçado – Definição do traçado geométrico em função de um largo conjunto de critérios, abordando questões correntemente encontradas na determinação das características geométricas na fase de projeto, sendo realçados pontos de contacto entre as rodovias e as ferrovias. Os temas abordados incluem: planeamento e principais elementos de uma infraestrutura de transportes, condicionantes fundamentais do traçado, definição geométrica geral, análise e previsão do tráfego e avaliação das condições de circulação em infraestruturas de circulação contínua.
  2. Introdução à segurança e sinalização rodoviária – A conjugação dos fatores condutor-veículo-rodovia no contexto de acidentes, a importância dos princípios da qualidade, da consistência espacial e consistência temporal num ambiente rodoviário seguro e a deteção de locais de risco. Princípios gerais relativos a sinalização vertical e horizontal e enquadramento das Normas de Sinalização Rodoviária em vigor.
  3. Avaliação dos volumes de terras a movimentar para a definição das terraplenagens a realizar, na ótica da construção de uma infraestrutura rodoviária ou ferroviária

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

PRINCIPAL :

  •  Branco, F., Picado, L., Capitão, S. (2001). Vias de Comunicação – Vol I,  Coimbra: DEC, FCTUC
  • Junta Autónoma de Estradas (1994). Norma de Traçado. Almada: JAE  [7-4-186 (ISEC) – 12378]
  • Coleção de “slides” de Power Point usados nas aulas

COMPLEMENTAR:

  • Transportation Researc Board (2000). Highway Capacity Manual. Washington, D. C.: TRB [7-4-177 (ISEC) – 11934]
  • Wright,P. H., Dixon, K. (2004). Highway Engineering  (7th ed.), Hoboken, NJ : John Wiley & Sons, cop.  [7-4-204 (ISEC) – 13060]
  • Mannering, F. L., Kilareski, W. P. (1998). Principles of highway engineering and traffic analysis.  New York : John Wiley & Sons, Inc., [ 7-4-159 (ISEC) – 10884]
  • Lamm, R., et al. (1999). Highway design and traffic safety engineering handbook. New York: McGraw-Hill,  [7-4-161 (ISEC) – 10885]
  • PIARC Technical Commmittee on Road Safety (2003). Road safety manual : recommendations from the World Road Association.  Kent, UK : Route 2 Market  [7-4-215 (ISEC) – 13490]
  • RENFE (2008). Nociones básicas ferroviarias. (2ª ed) Barcelona : Marcombo, cop.  [7-4-254 (ISEC) – 15274]