Estratégia e Competitividade

Conhecimentos de Base Recomendados

Sem conhecimentos recomendados

Métodos de Ensino

A disciplina funcionará com aulas teórico-práticas, procurando conjugar a dimensão expositiva da matéria com a necessária exemplificação prática, onde o docente e os alunos apresentarão e discutirão a resolução de diversos casos exemplificativos da vida real. 

Para acelerar a compreensão das matérias e tornar as exposições mais atraentes serão utilizados, sempre que possível, meios audiovisuais diversos.

Será disponibilizado no Nónio um caderno com casos práticos, e alguns textos e artigos especializados de leitura obrigatória.

Resultados de Aprendizagem

A estratégia é indispensável para o sucesso das organizações. Para que se possa definir o caminho de futuro de uma organização, empresa ou outro tipo de instituição, é fundamental ter uma estratégia que assegure que se atingem os objetivos pretendidos. A estratégia procura compreender as razões que explicam diferenças persistentes no desempenho entre empresas.

No âmbito da estratégia começar-se-á por a realização o diagnóstico estratégico, avaliando as possibilidades estratégicas, escolhendo-se aquela que for mais adequada à organização e mais ajustada às condições externas. Em seguida implementam-se as estratégicas selecionadas e apuram-se os resultados ou objetivos que se estão a alcançar e, caso seja necessário, procedem-se a correções para que se obtenha o desempenho desejado.

O foco desta unidade curricular consiste na Escolha e na Implementação da estratégia, ao contrário do que acontece nos cursos de licenciatura em que se destaca o Diagnóstico e Análise Estratégica.

No final desta disciplina os alunos deverão ser capazes de:

  • Conhecer o significado de Estratégia Organizacional
  • Compreender a evolução do conceito de Estratégia
  • Reconhecer a importância do Pensamento e Planeamento Estratégico numa empresa
  • Tomar conhecimento das diferentes estratégias competitivas existentes
  • Reconhecer as características que tornam uma empresa competitiva
  • Compreender as etapas do processo de planeamento estratégico
  • Compreender o BSC como instrumento alternativo de gestão da estratégia.

Programa

I – A Estratégia Organizacional

1. A natureza da Estratégia

2. Características das decisões estratégicas e da estratégia

3. Níveis de Decisão Estratégica

4. Evolução do pensamento Estratégico

5. Pensamento e Planeamento Estratégico

6. Terminologia da Estratégia: definições base

7. O Processo da Gestão Estratégica

II – A Análise Estratégica e Posicionamento

1. Ambiente Externo

1.1   Entender a natureza do meio envolvente

1.2   Auditoria das Influências do Meio envolvente

1.3   O ambiente Macro: A Análise PEST

1.4   O Ambiente Micro: A análise estrutural do contexto competitivo: 5 forças de Porter

1.5   Identificação da posição competitiva da empresa: análise dos Grupos Estratégicos

2. Ambiente Interno: Análise de recursos e da capacidade estratégica

2.1 Auditoria de Recursos

2.2 Análise da Cadeia de Valor

2.3 Análise das capacidades e Competências    

2.4 Fatores Críticos de Sucesso e Pontos de Força

2.5 Benchmarking

2.6. Análise SWOT final

III – História, cultura e expectativas dos “stakeholders”

3.1 O processo cultural da empresa: os níveis culturais

3.2  As expectativas dos stakeholders

3.3 A ética nos negócios         

IV – A Escolha da estratégia

1. Estratégia do Negócio.

2. Estratégia corporativa e diversificação.

3. Estratégia internacional.

4. Inovação e empreendedorismo.

5. Fusões, aquisições e alianças

V – A Implementação da Estratégia

1. Avaliação da estratégia.

2. Processo de desenvolvimento e organização para o sucesso da estratégia.

3. A implementação da estratégia através do BSC – Balanced Scorecard.

VI – Aplicações

  1. Resumos de artigos ao longo das aulas.

  2. Apresentação de casos pelos alunos.

  3. Construção de casos pelos alunos.

  4. Aplicação dos conceitos de Missão, de Visão e de Estratégia a uma empresa nacional

  5. Apresentação de ensaio.

  6. Temas ensaio
  • Capacidades dinâmicas
  • Capital Humano como fonte de vantagem competitiva.
  • Estratégia como prática.
  • Opções reais.
  • Plataformas e redes
  • Criação e apropriação de valor
  • Crescimento da empresa.
  • Efeito indústria ou empresa na vantagem competitiva.
  • Estratégia e digitalização
  • Integração vertical
  • Estratégias de crescimento: M&A, Alianças e Crescimento Orgânico

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Principais referências:

  • Barney, JB (2002). Gaining and Sustaining Competitive Advantage, 3rd edition, Addison-Wesley Publishing Company.
  • Freire, Adriano (2020). Estratégia. Ed Bertrand Editora.
  • HBR’s Must-Reads on Strategy (2012). Harvard Business School Press.
  • Johnson, G, Scholes, K, Whittington, R, Angwin, D and Regnér, P. (2014). Exploring Strategy. 10th edition, Pearson.
  • Kaplan, R. e Norton D. (2008). The Execution Premium, Harvard Business Press, Boston.
  • Kaplan, R. e Norton, D. (2001). The Strategy Focused-organization, Harvard Business Review Press, Boston.
  • Kim, WC and Mauborgne, R. (2005). Blue Ocean Strategy, Harvard Business Review Press, Boston.
  • Lampel, J, Mintzberg, H, Quinn, JB and Ghoshal, S. (2014). Strategy Process, 5th edition, Pearson.
  • Montgomery, C. (2012). The Strategist, Harper Business.
  • Rumelt, R. (2011). Good Strategy Bad Strategy, Profile Books.