Conhecimentos de Base Recomendados
Sem conhecimentos recomendados
Métodos de Ensino
A disciplina funcionará com aulas teórico-práticas, procurando conjugar a dimensão expositiva da matéria com a necessária exemplificação prática, onde o docente e os alunos apresentarão e discutirão a resolução de diversos casos exemplificativos da vida real.
Para acelerar a compreensão das matérias e tornar as exposições mais atraentes serão utilizados, sempre que possível, meios audiovisuais diversos.
Será disponibilizado no Nónio um caderno com casos práticos, e alguns textos e artigos especializados de leitura obrigatória.
Resultados de Aprendizagem
A estratégia é indispensável para o sucesso das organizações. Para que se possa definir o caminho de futuro de uma organização, empresa ou outro tipo de instituição, é fundamental ter uma estratégia que assegure que se atingem os objetivos pretendidos. A estratégia procura compreender as razões que explicam diferenças persistentes no desempenho entre empresas.
No âmbito da estratégia começar-se-á por a realização o diagnóstico estratégico, avaliando as possibilidades estratégicas, escolhendo-se aquela que for mais adequada à organização e mais ajustada às condições externas. Em seguida implementam-se as estratégicas selecionadas e apuram-se os resultados ou objetivos que se estão a alcançar e, caso seja necessário, procedem-se a correções para que se obtenha o desempenho desejado.
O foco desta unidade curricular consiste na Escolha e na Implementação da estratégia, ao contrário do que acontece nos cursos de licenciatura em que se destaca o Diagnóstico e Análise Estratégica.
No final desta disciplina os alunos deverão ser capazes de:
- Conhecer o significado de Estratégia Organizacional
- Compreender a evolução do conceito de Estratégia
- Reconhecer a importância do Pensamento e Planeamento Estratégico numa empresa
- Tomar conhecimento das diferentes estratégias competitivas existentes
- Reconhecer as características que tornam uma empresa competitiva
- Compreender as etapas do processo de planeamento estratégico
- Compreender o BSC como instrumento alternativo de gestão da estratégia.
Programa
I – A Estratégia Organizacional
1. A natureza da Estratégia
2. Características das decisões estratégicas e da estratégia
3. Níveis de Decisão Estratégica
4. Evolução do pensamento Estratégico
5. Pensamento e Planeamento Estratégico
6. Terminologia da Estratégia: definições base
7. O Processo da Gestão Estratégica
II – A Análise Estratégica e Posicionamento
1. Ambiente Externo
1.1 Entender a natureza do meio envolvente
1.2 Auditoria das Influências do Meio envolvente
1.3 O ambiente Macro: A Análise PEST
1.4 O Ambiente Micro: A análise estrutural do contexto competitivo: 5 forças de Porter
1.5 Identificação da posição competitiva da empresa: análise dos Grupos Estratégicos
2. Ambiente Interno: Análise de recursos e da capacidade estratégica
2.1 Auditoria de Recursos
2.2 Análise da Cadeia de Valor
2.3 Análise das capacidades e Competências
2.4 Fatores Críticos de Sucesso e Pontos de Força
2.5 Benchmarking
2.6. Análise SWOT final
III – História, cultura e expectativas dos “stakeholders”
3.1 O processo cultural da empresa: os níveis culturais
3.2 As expectativas dos stakeholders
3.3 A ética nos negócios
IV – A Escolha da estratégia
1. Estratégia do Negócio.
2. Estratégia corporativa e diversificação.
3. Estratégia internacional.
4. Inovação e empreendedorismo.
5. Fusões, aquisições e alianças
V – A Implementação da Estratégia
1. Avaliação da estratégia.
2. Processo de desenvolvimento e organização para o sucesso da estratégia.
3. A implementação da estratégia através do BSC – Balanced Scorecard.
VI – Aplicações
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Resumos de artigos ao longo das aulas.
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Apresentação de casos pelos alunos.
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Construção de casos pelos alunos.
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Aplicação dos conceitos de Missão, de Visão e de Estratégia a uma empresa nacional
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Apresentação de ensaio.
- Temas ensaio
- Capacidades dinâmicas
- Capital Humano como fonte de vantagem competitiva.
- Estratégia como prática.
- Opções reais.
- Plataformas e redes
- Criação e apropriação de valor
- Crescimento da empresa.
- Efeito indústria ou empresa na vantagem competitiva.
- Estratégia e digitalização
- Integração vertical
- Estratégias de crescimento: M&A, Alianças e Crescimento Orgânico
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Principais referências:
- Barney, JB (2002). Gaining and Sustaining Competitive Advantage, 3rd edition, Addison-Wesley Publishing Company.
- Freire, Adriano (2020). Estratégia. Ed Bertrand Editora.
- HBR’s Must-Reads on Strategy (2012). Harvard Business School Press.
- Johnson, G, Scholes, K, Whittington, R, Angwin, D and Regnér, P. (2014). Exploring Strategy. 10th edition, Pearson.
- Kaplan, R. e Norton D. (2008). The Execution Premium, Harvard Business Press, Boston.
- Kaplan, R. e Norton, D. (2001). The Strategy Focused-organization, Harvard Business Review Press, Boston.
- Kim, WC and Mauborgne, R. (2005). Blue Ocean Strategy, Harvard Business Review Press, Boston.
- Lampel, J, Mintzberg, H, Quinn, JB and Ghoshal, S. (2014). Strategy Process, 5th edition, Pearson.
- Montgomery, C. (2012). The Strategist, Harper Business.
- Rumelt, R. (2011). Good Strategy Bad Strategy, Profile Books.