Estratégias Publicitárias

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica.

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso a:
i) sessões teóricas expositivas,
ii) sessões teórico-práticas de análise e discussão de casos
iii) sessões práticas de desenvolvimento criativo em aula

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que os alunos saibam, no final do semestre:
O que é a publicidade, seu domínio, construção e aplicação
Como se cria publicidade, recorrendo à palavra, ao som e à imagem
Desenvolver um briefing adequado ao contexto em que este é necessário
Responder de forma crítica e assertiva ao briefing, convocando para discussão os tópicos relevantes à criação publicitária
Aplicar uma abordagem criativa aos problemas e sugerir estratégias comunicacionais de resolução dos mesmos, nomeadamente através das técnicas publicitárias

Programa

Parte I: A publicidade
1.1. A publicidade
1.1.1. Natureza e características
1.1.2. Os intervenientes no processo da comunicação publicitária
1.1.3. Os intervenientes no negócio da publicidade
1.1.4. O mercado publicitário português
Parte II: A elaboração da campanha de publicidade
2.1. Da estratégia de marketing à estratégia de publicidade
2.1.1. Os objectivos da comunicação publicitária
2.1.2. Os públicos-alvo da comunicação publicitária
2.1.3. A escolha do posicionamento
2.1.4. As correspondências marketing-publicidade
2.2. O briefing
2.2.1. Definição de briefing e debriefing
2.2.2. Os objectivos e as vantagens do briefing
2.2.3. A elaboração do briefing
2.3. A estratégia criativa
2.3.1. O eixo de comunicação as abordagens criativas
2.3.2. O conceito de comunicação
2.3.3. O manifesto publicitário de base
2.3.4. A estrutura geral da mensagem
2.3.5. A criatividade estratégica e a criatividade de expressão
2.3.6. A criação em rádio, TV e imprensa
2.4. A estratégia de media

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Participação activa nas reuniões e aulas (avaliação individual) - 20.0%
  • - Elaboração e apresentação da campanha de publicidade (avaliação em grupo) - 80.0%
Avaliação por Exame
  • - Exame escrito - 50.0%
  • - Elaboração da campanha de publicidade - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Wright, Ray – Advertising. [S.l.] : Prentice-Hall, 2000

Kotler, Philip ; Kartajaya, Hermawan ; Setiwan Iwan – Marketing 3.0 : do produto e do consumidor até ao espírito humano. Coimbra : Actual, cop. 2010.

Athayde, Edson – A publicidade segundo o meu Tio Olavo. 6ª ed. Lisboa : Editorial Notícias, 1999

Brochand, Bernard; Dionísio, Pedro; Rodrigues, Joaquim Vicente; De Baynast, Arnaud – Publicitor – Comunicação 360º online-offline. Dom Quixote: 2010

Joannis, Henri – O processo de criação publicitária: CETOP: 1988

Cardoso, Paulo Ribeiro – Estratégia Criativa Publicitária – Fundamentos e Métodos. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa, 2002

Lindon, Denis – Mercator XXI : teoria e prática do marketing. 14ª ed. Alfragide : D. Quixote, 2011.