Expressão Dramática

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular a metodologia de trabalho será, predominantemente, prática. As diferentes atividades propostas serão desenvolvidas individualmente, em pequeno e/ou grande grupo, tendo como objetivo a aquisição gradual de capacidades expressivas/comunicativas através da Expressão Dramática. A unidade curricular poderá ser realizada nas modalidades de avaliação contínua ou de exame.

Avaliação contínua
A)Atividades práticas (75%)
1. Participação, desempenho e evolução dos estudantes nas tarefas e atividades propostas nas aulas.

B) Atividade teórico-prática (25%)
1.Elaboração e apresentação de um plano de atividades que articule atividades dramáticas e musicais em contexto educativo formal ou não formal.

Aval. por exame final -100%

Resultados de Aprendizagem

1. Utilizar o corpo e a voz de forma consciente e controlada como instrumento da comunicação. 2. Compreender e utilizar a linguagem dramática como elemento significativo da expressão/comunicação a partir de vivências, memórias, imagens, emoções e ideias. 3. Explorar e utilizar de forma criativa os elementos da linguagem dramática. 4. Relacionar a Expressão Dramática, enquanto iniciação a uma linguagem artística, com o desenvolvimento global da personalidade e o conhecimento do meio cultural e social. 5. Relacionar a Expressão Dramática com a música, com modalidades afins e com outras formas do saber.

Programa

1. Desenvolvimento de competências e alteração de comportamentos e atitudes através das atividades dramáticas: cooperação, comunicação, autoexpressão.

2. Jogo Dramático, criatividade e linguagens expressivas.

3. Jogos e exercícios a partir de diferentes indutores.

4. A Expressão Dramática como elemento de trabalho em diversos contextos de ensino/aprendizagem.

5. A articulação entre Expressão Dramática e Música – possibilidades metodológicas em diferentes contextos educativos

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Atividade teórico-prática - 25.0%
  • - Atividades práticas - 75.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Caldas, Ana Pereira e Vasques, Eugénia (2014), Educação artística para um currículo de excelência, Lisboa,
FCG.
Gardner, H. (1990). Art Education and Human Development. Los Angeles: Getty Center for Education in Art.
Goleman, D. (2003). Inteligência Emocional. (12ª ed.) Lisboa: Temas e Debates. Hargreaves, D. J. (2002),
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Teatral: metodología ativa en el aula, Santiago, Universidad Católica de Chile.
López Valero, Amando (2009), Claves para una enseñanza artístico-creativa: La Dramatización, Barcelona,
Octaedro.
Motos Teruel, Tomás e Aranda, Leopoldo (2004), Prática de la Expresión Corporal, Ciudad Real. ÑAQUE
Editora.
Rooyackers, P. (2003), 101 jogos dramáticos, Rio Tinto, ASA.
Trias, N. e Pérez, S. (2002). Jogos de música e de expressão corporal. Lisboa: Âncora.
Spolin, Viola (2007), Jogos Teatrais na Sala de Aula – um manual para o professor, São Paulo, Perspetiva.