Formação Musical 3

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A unidade curricular será leccionada em aulas teórico-práticas, baseadas na apresentação e discussão de modelos da teoria musical, na análise, transcrição e execução de exemplos auditivos que poderão ser apresentados, sobretudo, sob a forma de exemplos áudio e partituras musicais.

Avaliação contínua:
Qualidade da participação nas aulas: 20%
Avaliações escritas: 40%
Avaliações orais: 40%

Exame:
Exame escrito – 50%
Exame oral – 50%

Resultados de Aprendizagem

1. Consolidar e uniformizar conhecimentos anteriormente adquiridos em Formação Musical 1 e 2;
2. Compreender e saber usar os códigos musicais;
3. Compreender e saber aplicar os princípios da teoria musical;
4. Compreender, analisar e identificar auditivamente os fenómenos musicais;
5. Ler, reconhecer, escrever e/ou transcrever e entoar/executar uma partitura musical;
6. Desenvolver as destrezas sensoriais auditivas ao nível rítmico, melódico e tímbrico;
7. Reconhecer e relacionar estruturas melódicas com estruturas harmónicas;
8. Identificar auditivamente sequências harmónicas num contexto modulatório;
9. Realizar análise formal.

Programa

Processos de escrita e transcrição a partir de material musical gravado
1. Melodia:
1.1. Organizações sonoras modais: modos gregos e gregorianos.
2. Ritmo
2.1. Ritmos irregulares (continuação e ampliação);
3. Harmonia
3.1. Introdução à cifra alfabética;
3.2. Acordes de 6ª, 4ª e 9ª;
3.3. Progressões harmónicas: Modulações.
4. Forma:
4.1. Principais formas: binária, ternária, minueto e trio, rondó, variação e “basso ostinato”, Sonata.
5. Timbre:
5.1. Reconhecimento auditivo do “combo” instrumental (guitarra, baixo, teclado, bateria…)

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Avaliações orais - 40.0%
  • - Avaliações escritas - 40.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
Exame
  • - Exame oral - 50.0%
  • - Exame escrito - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BERKOWITZ, S.; FONTRIER, G.; KRAFT, L.(1997). A New Approach to Sight Singing. Fourth Edition. NewYork: W. W. Norton & Company.
CLELAND, K.; DOBREA-GRINDAHL, M. (2010). Developing musicianship through aural skills : a holisitic approach to sight singing and ear training. 1st edition. New York: Taylor & Francis
DUBOIS, Théodore – Traité D’Harmonie, Théorique et Pratique, Paris, Heugel, 1980
GEROU, Tom ; LUSK, Linda – Essential Dictionary of music notation, Alfred Publishing, 1996
HARRISON, Mark – Contemporary Music Theory (Vols I e II), Los Angeles, Hal Leonard, 1995
PEDRO, Dionisio de – Teoria Completa de La Musica (Vols 1º e 2º), Madrid, Real Musical, 1996
PROSSER, Steve – Essential Ear Training for the comtemporay musician, Berklee Press, 2004
RADLEY, Roberta – Harmonic Ear Training, Berklee Press, 2005