Futebol I

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos T serão apresentados em sessões expositivas e as sessões TP serão focadas essencialmente no desempenho dos estudantes, enquanto os principais intervenientes, passando por situações de prática pedagógica.
Esta UC, eminentemente prática, tem a modalidade de avaliação exclusivamente contínua [100% = 20 valores] considerando os itens:
1. Provas teóricas (65%).
2. Provas práticas (40%).
3. Participação presencial (5%).
Nota: para aprovação o aluno tem de ter uma classificação mínima de 50% no item 1 e 50% no item 2.
Ao abrigo do ponto 8 do 13.º artigo do Regulamento Académico do 1.º Ciclo de Estudos da ESE-IPC, o aluno deve cumprir as seguintes condições específicas de acesso ao exame de recurso/melhoria/especial:
1. Ter frequentado pelo menos 50% das aulas.
O exame consta de uma prova teórica (60%) e de uma prática (40%).
Nota: para aprovação o aluno tem de ter uma classificação mínima de 50% em ambas as provas, na teórica e na prática.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer os princípios específicos subjacentes à Metodologia do Treino em Futebol.
2. Organizar situações de aprendizagem seguindo a Metodologia do Treino em Futebol, utilizando diferentes formas e contextos.
3. Conhecer os aspetos associados à componente Técnico-Tática em Futebol.
4. Planear e organizar situações de aprendizagem, considerando os princípios específicos do jogo, utilizando diferentes formas e contextos.
5. Conhecer a especificidade da modalidade, no domínio motor, em concreto as questões fisiológicas, biológicas e condicionais em crianças e jovens.
6. Planear e organizar situações de aprendizagem, objetivando a maximização da condição física, em segurança, utilizando diferentes formas e contextos.
7. Entender a função do árbitro e do seu papel, e interpretar o contributo da sua interação no desenvolvimento do jogo.
8. Conhecer e diferenciar as Leis do Jogo adequadas à boa gestão de contextos de prática formal elementar.

Programa

1. Metodologia do Treino de Futebol.
1.1. Treino e Metodologia.
1.2. Ensino-aprendizagem do jogo.
1.3. Aprendizagem da ação técnica e tática.
1.4. Situações básicas do jogo.
2. Técnico-Tática.
2.1. História do jogo.
2.2. Identidade e organização do jogo.
2.3. Introdução aos princípios específicos do jogo.
3. Capacidades Motoras do Futebol.
3.1. Treino desportivo.
3.2. Fisiologia e treino com crianças e jovens.
3.3. Fundamentação biológica do treino.
3.4. Treino da condição física de crianças e jovens.
3.5. Prevenção de lesões em crianças e jovens.
4. Arbitragem e Leis de Jogo.
4.1. Arbitragem.
4.2. Leis de jogo.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Prova teórica - 60.0%
  • - Prova prática - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

1. Castelo, J. (2019). Futebol: periodização, planeamento e programação de métodos de treino (Vol. 1). Visão e Contextos.
2. Castelo, J. (2019). Futebol: periodização, planeamento e programação de métodos de treino (Vol. 2). Visão e Contextos.
3. Clemente, F., & Silva, R. (2021). Avaliar para treinar: guia prático de avaliação e controlo do treino para o treinador. Prime Books.
4. Clemente, F., Silva, R., & Oliveira, R. (2022). Pequenos jogos para treinar em grande: jogos reduzidos para o treino da AC. Prime Books.
5. Federação Portuguesa de Futebol (2020). Referenciais de formação. Componente específica: Futebol. IPDJ.
6. Gama, J., Couceiro, M., Vaz, V., & Dias, G. (2017). Novos métodos para observar e analisar o jogo de futebol. Prime Books.
7. IFAB (2020). Leis de jogo 20-21. IFAB.
8. Pinheiro, W., & Santos, F. (2021). ABC do futebol de formação. Omni-serviços.

Carrasco, D. (2016). Del futbol de la calle a los entrenamientos. Omniserviços.
Castelo, J. (2003). Guia prático de exercícios de treino. Visão e Contextos.
Castelo, J. (2009). Futebol. Organização dinâmica do jogo. Edições Universitárias Lusófonas.
Fonseca, H., & Garganta, J. (2008). Futebol de rua um beco com saída. Omniserviços.
Porcel, D., Silva, R., & Sanchez, M. (2013). Entrenamiento integrado del futbol en edades tempranas. Omniserviços.
Sarmento, H., Anguera, M., Campaniço, J., Pereira, A., & Leitão, J. (2013). Metodologia observacional como método de análise do jogo. UTAD.
Soares, J. (2007). O treino do futebolista (Volume 2). Porto Editora.
Soares, J. (2008). O treino do futebolista (Volume 1). Porto Editora.
Teixeira, E. (2021). Coordenação técnica no futebol de formação. Omniserviços.
Ucles, R. (2020). Mi entrenamiento en futbol base. Omniserviços.