Gestão da Operação Hoteleira

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos serão explorados segundo uma metodologia teórica com apresentação de casos, em que a exposição dos conteúdos e matérias específicas se complementa com o debate participado, bem como alguns exercícios práticos
A avaliação da UC terá como obrigatória a avaliação contínua (aprovação com o mínimo de 10 valores), de acordo com os seguintes parâmetros:
a) realização de uma prova escrita e individual de avaliação de conhecimentos (70%)*; b) avaliação complementar que contará com motivação, participação construtiva e atitude perante a Unidade Curricular (30%).
*A classificação da avaliação escrita não poderá ser inferior a 7 valores, ainda que a média ponderada dos elementos de avaliação seja superior a 10.
Em caso de insucesso por avaliação contínua, o discente terá acesso a avaliação por exame final (época de recurso), a qual consiste na realização de uma única prova escrita de avaliação de conhecimentos (100%), a realizar na respetiva época de avaliação.

Resultados de Aprendizagem

Perceber o enquadramento atual da indústria hoteleira e do departamento de alojamento num hotel, bem como os diversos modelos de exploração e gestão hoteleira.
Conhecer as funções da gestão de operação de um hotel. Compreender os métodos de gestão, organização, processo e protocolo do produto e do serviço nos principais departamentos.
Saber os principais indicadores de gestão e os indicadores de desempenho, bem como o sistema USALI e reconhecer estas ferramentas como suporte à análise e tomada de decisão.

Programa

O panorama atual da Indústria Hoteleira.
A hotelaria como indústria de serviços e as suas características distintivas.
Os modelos de gestão e exploração hoteleira.
A estrutura organizacional do Hotel.
A Gestão das Operações.
Os departamentos operacionais do Hotel:
– Alojamento, Front Offce e Housekeeping;
– Food & Beverage;
– SPA, Animação e Eventos.
Conceção e desenho do produto e do serviço.
O sistema USALI e os principais indicadores de análise de desempenho.

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 30.0%
  • - Frequência - 70.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– Abranja, N.; Elias-Almeida, A.; Almeida, M. (2020). Gestão Hoteleira: O Produto, o Serviço e as Técnicas. Lidel – Edições Técnicas, Lda;
– Abranja, N.; Almeida, M.; Elias-Almeida, A. (2019). Gestão do Alojamento, Receção e Housekeeping. Lidel – Edições Técnicas, Lda.;
– Costa, R (2012) Introdução à Gestão Hoteleira, Lidel Lisboa Hayes, R.;
– Gomes, V (2020) Gestão da Restauração, Lidel Lisboa.;
– Rutherford, D.& O´Fallon, M. (2007). Hotel Management and Operations. New Jersey: Jonh Wiley & Sons, Inc.