Gestão de Alimentos e Bebidas

Para além de sessões expositivas de tipo one on many, exploração dos conteúdos deforma a incluir a realização de 2 aulas práticas nas áreas de produção e restaurante de aplicação da Escola de Turismo e Hotelaria de Coimbra, como forma de motivação dos alunos à sua autoformação e desenvolvimento, nas várias competências que a função de gestão da área de F&B exige. Pretende-se igualmente uma aproximação à realidade do sector, propondo se a promoção de um evento com a colaboração de produtor(es) nacionais e gestores de unidades hoteleiras de referência. Esta articulação entre as exposições teóricas e as aulas práticas potenciará a perceção da importância de controlar a atividade de alimentos e bebidas, com vista a garantir a atividade organizada e rentável.
A avaliação nesta unidade curricular é feita tendo por base as seguintes componentes:
30% pela presença e participação nas sessões
30% pelos trabalhos realizados em sala de aula
40% em prova de avaliação individual final

Ter uma visão integrada da operação de Alimentos e Bebidas (A&B), em diferentes tipologias de empresas da área da restauração e bebidas e definir princípios de funcionamento da área de A&B em unidades hoteleiras de diferentes dimensões ou na gestão de um negócio próprio.
Conhecer a área de compras, controlo e tendências.
Ter uma visão estratégica do sector de A&B. Aplicar os princípios de controlo de custos, planeamento e engenharia de menus em todas as secções da área de A&B, de forma a construir e planificar mapas de controlo e análise da operação de restauração.

1-Introdução à Gestão
1.1-Caraterização das operações de A&B
1.2-As Cartas e as Ementas/Menus
1.3-Aspetos a considerar para a elaboração de cartas e ementas