Gestão Financeira para Empresas Agrícolas

Contabilidade Financeira

O ensino da unidade curricular baseia-se em recentes materiais de pesquisa e na experiência obtida através da prática. A pedagogia do curso é fortemente interativa. Pretende uma participação substancial dos alunos e uma aprendizagem com base no saber-fazer.

Os métodos de ensino incluem a discussão e análise de casos reais. A ênfase é colocada em auxiliar os alunos a relacionarem os conceitos, ideias e teorias à prática real.

As aulas são teórico-práticas, sendo a presença (e participação ativa) nas aulas facultativa, embora vivamente aconselhada

Proporcionar ao aluno os princípios básicos de Gestão Financeira e os fundamentos essenciais para a definição de políticas de controlo da empresa, investimento, financiamento e de distribuição de resultados, direcionadas para as empresas agrícolas.

Para além dos tópicos relacionados com a criação de valor numa empresa, pretende-se que o aluno seja capaz de obter sentido crítico e capacidades científicas para realizar um trabalho de investigação nesta área.

Concluída a disciplina o aluno deverá ser capaz de:

1. Compreender os aspetos teóricos e práticos atuais para poder aplicar as técnicas empresariais a

situações reais;

2. Compreender e saber as decisões de investimento, financiamento e controlo de uma empresa;

3. Saber realizar um Plano de investigação científica no domínio dos principais tópicos.

1. Introdução

6.3. As principais fontes de financiamento de curto prazo

7. O planeamento financeiro de médio e longo prazo

Bibliografia Principal

1. Brealey, Richard A., Stewart C. Myers, and Franklin Allen (2020), Principles of Corporate Finance, McGraw-Hill.

2. Fernandes, C., C. Peguinho, E. Vieira, J. Neiva, (2019), Análise Financeira – Teoria e Prática – Aplicação no âmbito do SNC, Edições Sílabo.

3. Neves, J. C., (2012), Análise e Relato Financeiro – Uma Visão Integrada de Gestão; Texto Editores.

4. Vieito, J. P., Maquiera, C. P., Finanças Empresariais – Teoria e Prática (2013), 2ª edição. Escolar Editora.

5. Vidigal da Silva, J. Ferreira, P. J. S. (2018), Princípios de Gestão Financeira, 2ª Edição, Rei dos Livros.

Bibliografia Complementar

1. Hawawini, G. and Viallet, C. (2015), Finance for Executives – Managing for Value Creation, 5th edition. SouthWestern Cengage Learning.
2. Hillier, David, S. Ross, R. Westerfield, J. Jaffe, B. Jordan (2014), Corporate Finance (European Edition), 2nd edition. Mcgraw-Hill.
3. Ross, S., R. Westerfield, J. Jaffe, and B. Jordan (2015), Fundamentals of Corporate Finance, McGraw-Hill.
4. Vernimmen, P., Quiry, Pascal, Dallocchio, Maurizio, Le Fur, Y., Salvi, A. (2014), Corporate Finance – Theory and Practice, 4th edition. John Wiley & Sons.