Gravura e Serigrafia

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

– Componente teórica – exposição oral orientada para os conteúdos previstos, recorrendo sempre que possível a recurso multimédia.
– Componente prática – acompanhamento e orientação no trabalho dos alunos.

A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno, das seguintes modalidades:

– Avaliação contínua;
– Exame.

A avaliação naquelas modalidades obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:

Avaliação contínua
– Trabalhos práticos – 100% da avaliação global

Exame
– Teste escrito: 30%
– Trabalhos práticos: 70%

Resultados de Aprendizagem

3.1. Conhecer as artes da impressão como modo de conceber e fabricar a imagem e como expressão de um pensamento plástico;

3.2. Conhecer os diferentes suportes e matrizes utilizados nas artes gráficas, bem como as suas qualidades específicas;

3.3. Explorar diferentes abordagens da serigrafia e da gravura (linóleo) na produção de uma imagem impressa, ao mesmo tempo que aprofunda os elementos básicos da linguagem visual: forma, linha, textura, cor, espaço;

3.4. Compreender as noções fundamentais relacionadas com os processos de transposição e multiplicação de imagens;

3.5. Desenvolver conhecimentos práticos, habilidades manuais e técnicas, bem como uma metodologia de trabalho eficiente e compatível em oficinas de produção: preparação de clichés e ecrãs, preparação de tintas, uso de cores, planeamento de etapas de impressão, manuseio de equipamentos especializados, uso adequado de papéis;

3.6. Aprender sobre as práticas contemporâneas nas artes de impressão.

Programa

4.1. Gravura (linoleogravura):
4.1.1. Conceito de linoleogravura
4.1.2. Equipamentos e materiais para a linoleogravura
4.1.3. Preparação da matriz (linóleo)
4.1.4. Tintagem e impressão
4.1.5. Secagem

4.2. Serigrafia:
4.2.1. Conceito de serigrafia
4.2.2. O Pochoir: sua caracterização e materiais constituintes
4.2.3. Equipamentos e materiais de serigrafia
4.2.4. Matriz de impressão
4.2.5. O fluxo produtivo serigráfico: Pré-impressão; Impressão e Pós-Impressão (maquete, typon, matriz, impressão, secagem, recuperação do ecrã)
4.2.6. Segurança e proteção

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Frequência - 30.0%
  • - Trabalhos práticos - 70.0%
Avaliação Contínua
  • - Trabalhos práticos - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Catafal, J.; Oliva. (2003). A Gravura. Editorial Estampa.

Dawson, J. (1982). Guia completo de Grabado e Impresion. H. Blume Ediciones.

Demoratti, D; Komurki, J.; Bendandi, L.(2018). Mestres da Serigrafia. Editorial Gustavo Gili

Elliot, B. (1971). Silk screen printing. Oxford University Press.

Faine, B. (1990). Le Guide Complet de la Serigraphie. Dessain et Tolra.

Guadix, J. (1992). Técnicas aditivas en el grabado contemporaneo. Publicaciones de la Universidad de Granada.

Jorge, A.; Gabriel, M. (1986). Técnicas de Gravura Artística. Livros Horizonte.

Kafka, F. (1972). Linoleun block printing. Dover.

Kinsey, A. (1982). Serigrafia. Editorial Presença.

Krejca, A. (1990). Las tecnicas del grabado. Libsa.

Mara, T. (1998). Manual de Serigrafia. Blume.

Russ, S. (1974). Tratado de Serigrafia Artística. Ed. Blume.

Silva, O. (1976). A arte maior da gravura. Espade