História e Geografia I

Composta de aulas teórico-práticas (50h) a lecionação da unidade curricular irá implicar a exposição de informação por parte do professor, com apelo à interação professor-aluno, explorando-se – em grande ou pequeno grupo – documentos facultados pelo docente, ocorrendo, simultaneamente, a realização e orientação de trabalhos.
A avaliação foi organizada de acordo com o estabelecido no Regulamento Académio do 1º Ciclo de Estudos do IPC: avaliação contínua/periódica ou avaliação por exame.
A avaliação contínua/periódica tem em conta o desempenho individual dos/as alunos/as: a sua participação e reflexão crítica (20%), a realização de um teste (40%) e a organização de trabalhos de pesquisa e sua apresentação oral (40%). A avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita e oral (se a classificação for 8 ou 9 valores).

Caracterizar povos e culturas que ao longo do tempo se inscreveram no espaço geográfico que é hoje Portugal.
Compreender a génese e evolução da formação social portuguesa do século XI e ao século XV como um processo de permanências e mudanças.
Desenvolver hábitos de questionamento e problematização face ao saber adquirido ou a novas situações.
Realizar operações e utilizar instrumentos específicos da metodologia da História.
Reconhecer a especificidade da História no conjunto das Ciências Sociais.
Utilizar vocabulário específico da História e da Geografia de forma clara e adaptada a múltiplas situações de ensino/aprendizagem. ALTEREI
Caracterizar os grandes conjuntos morfológicos a nível mundial, europeu e nacional.
Caracterizar os diferentes tipos de climas temperados.
Utilizar conceitos de demografia aplicados à análise geográfica.
Relacionar a evolução e a distribuição da população portuguesa com fatores naturais e humanos.

I. A História à luz das atuais conceções da Ciência.
II.A História na Educação Básica: as aprendizagens essenciais de Estudo do Meio (1.º CEB) e de História e Geografia de Portugal (2.º CEB).
III. Antes de Portugal: das origens à Reconquista cristã.
IV. Portugal Medievo (séculos XI a XV): da formação do Condado Portucalense ao início da expansão ultramarina.
V. Os grandes conjuntos morfológicos a nível mundial, europeu e nacional.
VI. Diferentes tipos de climas temperados.
VII. A relação da evolução e da distribuição da população portuguesa com os fatores naturais e humanos.

Avaliação Contínua
  • - Trabalhos de pesquisa e sua apresentação oral - 40.0%
  • - Frequência - 40.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Brito, R. S. (1997). Portugal, Perfil Geográfico. Editorial Estampa
Daveau, S. (1995) Portugal Geográfico. Sá da Costa Editores
Marques, A. H. O. & Dias, J. J. A. (2003). Atlas Histórico de Portugal e do Ultramar Português. Universidade Nova/Centro de Estudos Históricos.
Mattoso, J. (Dir.). (2011). História da Vida Privada em Portugal. Temas e Debates/Círculo de Leitores.
Medeiros, C. (1992). Geografia Humana de Portugal. Complementos para um ensino à distância. Universidade Aberta.
Medeiros, C. A. (Dir.) (2005). Geografia de Portugal. 5 Volumes. Círculo de Leitores.
Proença, M. C. (2015). Uma História Concisa de Portugal. Temas e Debates/Círculo de Leitores.
Ramos, R. (Coord.) (2010). História de Portugal (3ª ed.). Esfera dos Livros.
Serrão, J. et al. (Dir.) (1979-2016). Dicionário de História de Portugal. 12 Volumes. Figueirinhas.
Serrão, J., Marques, A. H. O. (Dir.). (1987-2004). Nova História de Portugal. 12 Volumes. Editorial Presença