Interpretação II

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

O processo de aprendizagem desenvolve-se através da integração num grupo de trabalho; no desenvolvimento das capacidades expressivas do ator, bem como na exploração e investigação da sua linguagem em confronto com os outros na criação colaborativa de cenas de trabalho.
O culminar deste processo será a criação de um exercício a partir de um texto ou tema usando outros elementos de cena como cenografia, figurino, luz, som e vídeo.
A avaliação é exclusivamente contínua (100%), como consta do art. 13.5 do regulamento académico do 1º ciclo de Estudos da Esec e será feita ao longo das sessões, assente nos seguintes critérios:
1) Domínio técnico, aplicação de conhecimentos teóricos e criação artística, a partir dos exercícios apresentados na aula – 25%
2) Pontualidade, integração no grupo de trabalho e participação ativa e estimulante – 30%.
3) Elaboração e apresentação de um exercício dramático de trabalho colaborativo – 45%

Resultados de Aprendizagem

O aluno deverá ser capaz de:
1. Desenvolver a consciência do trabalho de criador num espaço colaborativo, que coloca em tensão entre o coletivo e o singular;
2. Expandir as dimensões do trabalho de ator/atriz como criador/a;
3. Identificar e superar progressivamente as suas dificuldades como criador/a;
4. Desenvolver trabalho com diferentes metodologias de criação (ex: Actioning/ MaxStafford-Clark; Análise ativa/Stanislavski; devising/Jacques Lecoq);
5. Desenvolver formas de apropriação na criação (Reescrita dramática / Bertolt Brecht ; Espaço/ Níveis de tensão / Jacques Lecoq; Composition/ Pontos de vista / Anne Bogart)
6. Desenvolver um exercício de criação em grupo a partir de um texto dramático ou narrativo ou a partir de um tema.

Programa

1. Desenvolver a capacidade de jogo e cumplicidade na criação de um coletivo de trabalho;
2. Trabalho de análise dramatúrgica: O universo do autor/tema, a ação dramática, os acontecimentos, as circunstâncias, as transições; a linguagem, as personagens; a fundamentação das escolhas dramatúrgicas;
3. Passagem do texto/guião à cena: relação espaço-corpo-texto; outros elementos componentes da cena (som, luz, vídeo);
4. Realizar e apresentar pequenas cenas de trabalho colaborativo em grupo;

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Exercício Dramático - 45.0%
  • - Domínio Técnico e Criação Artística - 25.0%
  • - Pontualidade e Integração no Grupo - 30.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bogart, A. and Landau, T. (2005). The Viewpoint Book. New York:Theatre communication group.
Calderone, M.; Llyod-WilliamsI, M. (2004) – Actions – The Actor’s Theasaurus. London: Nick Hern Books.
Grochala, S. (2017). The Contemporary Political Play- Rethinking Dramaturgical Structure.Londres: Bloomsburry Methuen Drama.
Hodge, A. (2000).Twentieth Century actor training. Routlege.
Jacques et all (2002).The Moving Body. Londres: Methuen Drama.
Merlin, B. (2007). The Complete Stanislavski toolkit. London. Nick Hern Books.
Mitchell, K. (2009). The directors craft -a handbook for the theatre. London: Routledge.
Oddey, A. (2000). Devising Theatre: a pratical and theorical handbook. Londres e Nova Iorque: Routledge.
Unwin, S. & Jones, J. (2914). The Complete Brecht Toolkit. London. Nick Hern Books.