Introdução às Redes de Comunicação

Programação em linguagem C.

Aulas teóricas baseadas na exposição de matéria com discussão e demonstrações práticas.

Aulas práticas baseadas em demonstrações e análises de exemplos seguidas de exercícios.

Esta unidade curricular possui como objetivo principal os alunos adquirirem competências que lhes permitam entenderem e explicarem os principais aspetos das redes de comunicação de dados, com especial destaque para as tecnologias de redes locais, com e sem fios, e os diversos protocolos de comunicação associados à Internet (pilha protocolar TCP/IP), bem como planearem e desenvolverem aplicações distribuídas elementares, em linguagem C, recorrendo ao paradigma dos Sockets.

Componente Teórica

• Introdução às redes de comunicação
  • Atividades de normalização
    • Introdução
    • Modelo de referência OSI (objetivo da cada camada e interações)
    • Pilha protocolar TCP/IP (objetivo da cada camada e interações)
  • Redes locais com fios
    • Topologias
    • Meios de Transmissão
    • Introdução à cablagem estruturada
    • Métodos de Controlo de Acesso ao Meio
  • Tecnologias Ethernet
    • Endereços MAC
    • Estrutura de quadro
    • Protocolo CSMA/CD
    • Ligação física
      • Bus, Hub, Bridge e Switch
      • Domínios de colisão e de difusão
      • 10 Mbps (legacy), 100 Mbit/s, 1 Gbit/s e 10 Gbit/s
  • Redes locais sem fios
  • Pilha protocolar TCP/IP
    • Protocolo IP
    • Noções de encaminhamento direto e indireto IP
    • Protocolos ARP e RARP
    • Configuração estática e dinâmica de endereços IP
    • Endereçamento e sub-endereçamento IP
    • Protocolo UDP
    • Técnicas de controlo de erros e de controlo de fluxo na transmissão de dados
    • Protocolo TCP
    • Principais protocolos do nível de aplicação

Componente laboratorial

• Desenvolvimento de aplicações distribuídas para redes TCP/IP baseadas em Sockets Microsoft Windows (Winsock)

• Recomendada
    • Recursos produzidos e recolhidos pelos docentes e colocados na plataforma InforEstudante
  • Complementar
    • BOAVIDA, F. & BERNARDES, M. (2012). TCP/IP – Teórica e Prática. FCA (disponível na biblioteca do ISEC: 1A-6-214, 1A-6-217 e 1A-6-218).
    • KUROSE, J. & ROSS, K. (2013). Computer Network: a Top-Down Approach Featuring the Internet (6th edition). Pearson/Addison Wesley.
    • COMER, D. E. (2019). The Internet book : everything you need to know about computer networking and how the Internet works (5th edition). Boca Raton, FL (disponível na biblioteca do ISEC: 1A-6-220).