Laboratório de Tecnologias Biológicas

Noções básicas de cinética enzimática e tecnologia alimentar são aconselháveis

Aulas laboratoriais onde são realizados, por grupo, os vários trabalhos práticos. Durante as aulas os alunos são confrontados com questões pertinentes de modo a avaliar como se prepararam para a realização do trabalho e potenciar a compreensão dos conhecimentos adquiridos. Ao fim da realização de cada trabalho é feita uma discussão oral onde são discutidos os conceitos teóricos e os resultados obtidos. É ainda analisado o relatório elaborado.
A avaliação é contínua e tem em conta: (i) Avaliação dos Trabalhos Experimentais: 5 Relatórios resumidos (A-35%) e discussão oral (B-30%); (ii) Avaliação da Aula Experimental: Desempenho nas aulas laboratoriais (C-15%); (iii) Avaliação da Apresentação Oral dos resultados de um trabalho efetuado a realizar no final do semestre (D-20%). A classificação final é obtida pela soma das contribuições das várias componentes (0,35xA+0,30xB+0,15xC+0,20xD), não podendo o aluno ter mais do que 2 avaliações negativas na avaliação dos Trabalhos Experimentais.

Os objetivos da unidade curricular passam por introduzir o aluno no campo da Tecnologia Biológica e Enzimática, com especial ênfase na transformação biológica e enzimática industrial, cinética enzimática, métodos de imobilização de biocatalizadores e aplicação em reatores.
Pretende-se que o aluno adquira as seguintes competências: i) reconhecer os principais processos enzimáticos e biológicos industriais; ii) determinar experimentalmente os parâmetros cinéticos do modelo de Michaelis-Menten para enzimas livres e imobilizadas; iii) determinar experimentalmente os parâmetros de modelos empíricos para reatores contínuos com enzimas imobilizadas; iv) operar processos biológicos e enzimáticos de produção industrial; v) implementar metodologias de purificação de compostos biológicos; vi) organizar e gerir a realização de trabalho em grupo e vii) reportar o trabalho realizado, discutir e analisar os resultados experimentais.

O conteúdo programático consiste na realização de trabalhos experimentais em grupos de dois alunos. O trabalho experimental engloba a realização experimental, a elaboração do relatório escrito, e a análise e discussão dos resultados.
Trabalhos Experimentais a realizar:
1. Produção de amilases por Bacillus sp. e hidrólise de amido pela ação da enzima produzida
2. Análise da cinética da amílase livre e imobilizada em reator fechado
3. Operação em contínuo de reatores com biocatalizadores imobilizados
4. Processamento enzimático na produção de queijo
5. Extração e caracterização de DNA bacteriano

Avaliação continua
  • - A classificação final é dada pela fórmula: 0,35xRelatórios +0,30x(Discussão oral) +0,15xDesempenho +0,20x(Apresentação oral) - 100.0%

Rehm, H. J., Reed, G.,«Enzyme Technology» in Biotechnology, VCH, 1987

Messing, R. A., Immobilized enzymes for industrial reactors, Academic Press, 1976

Lima, N, Mota, M., Biotecnologia: Fundamentos e aplicações, Lidel, Lisboa, 2003

Fonseca, M.M., Teixeira, J.A., Reactores biológicos: fundamentos e aplicações, Lidel, Lisboa, 2007