Língua Estrangeira III – Inglês

Conhecimentos da língua inglesa de nível B2, que é suposto terem sido consolidados na unidade curricular anterior.

O trabalho na aula basear-se-á na leitura, compreensão e redação de textos, projecção de filmes e exercícios de gramática e vocabulário, além da discussão de tópicos e temas relacionados com o enriquecimento cultural dos alunos. Serão distribuídos exercícios de expressão escrita, assim como trabalhos de leitura, escrita e pesquisa. A participação activa nas aulas é estimulada.
Os alunos podem optar entre avaliação contínua (um teste escrito, com o peso de 65% e uma apresentação oral opcional) e avaliação final (exame escrito e oral). A participação activa na aula representa 35%.

-Consolidar as competências orais e escritas em língua inglesa que permitam comunicar correcta e eficazmente em contexto profissional
– Dominar estruturas sintácticas avançadas da língua através da leitura e interpretação de diversos textos orais e escritos
– Aumentar e dominar o uso de dicionários monolingues e bilingues no estudo dos conteúdos e pesquisa de informação
– Aprofundar o léxico específico do turismo para uma comunicação mais especializada e fluida
– Familiarizar-se com o património da UNESCO no mundo, em língua inglesa, e saber descrever sumariamente alguns sítios e monumentos
– Pesquisar destinos turísticos e tendências no sector, utilizando sites especializados e revistas de viagens e turismo
– Atingir o nível B2-C1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Criar um inventário lexical e rever algumas das estruturas gramaticais que os alunos aprenderam previamente. O estudo e expansão do vocabulário centrar-se-á sobretudo em assuntos que forneçam conhecimentos directa ou indirectamente relacionados com o turismo, tais como património nacional e do mundo, cultura e geografia, questões sociais e ambientais, viagens, notícias e política internacionais. O material de leitura será retirado de jornais e revistas, sites da Internet e livros.
– Leitura: Pronúncia, leitura em extensão, significado em contexto
– Expressão oral: Descrever sítios, interagir oralmente, debater tópicos
– Expressão escrita: Resumir, retroverter
– Expansão vocabular: emprego, alojamento, transporte, geografia política
– Componente gramatical: Orações condicionais e concessivas, “phrasal verbs”, preposições com adjectivos, nomes e verbos.

Maria Leonor Gambini de Sousa Guedes

Avaliação contínua
  • - Participação na aula - 35.0%
  • - Teste escrito - 65.0%