Língua Estrangeira IV – Inglês

Conhecimentos de Base Recomendados

Os alunos devem iniciar esta Unidade Curricular com um domínio intermédio/intermédio-avançado (B1/B2) em Língua Inglesa, em todas as quatro vertentes de aprendizagem: compreensão oral, compreensão escrita, produção oral e produção escrita.

Métodos de Ensino

Ao longo das aulas, serão distribuídas tarefas de cariz prático – leitura e interpretação de textos, consulta e exercícios vocabulares, exercícios práticos gramaticais e exercícios de compreensão e produção oral. Haverá também momentos de exposição teórica das matérias abordadas.

Resultados de Aprendizagem

– Consolidar as competências orais e escritas em língua inglesa que permitam comunicar correta e eficazmente em contexto profissional;
– Dominar estruturas sintáticas avançadas da língua através da leitura e interpretação de diversos textos orais e escritos;
– Aumentar e dominar o uso de dicionários monolingues e bilingues no estudo dos conteúdos e pesquisa de informação;
– Aprofundar o léxico específico do turismo para uma comunicação mais especializada e fluída;
– Familiarizar-se com o património da UNESCO no mundo, em língua inglesa, e saber descrever sumariamente alguns sítios e monumentos;
– Pesquisar destinos turísticos e tendências no setor, utilizando sites especializados e revistas de viagens e turismo;
– Atingir o nível B2-C1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Programa

Criar um inventário lexical e rever algumas das estruturas gramaticais que os alunos aprenderam previamente. O estudo e expansão do vocabulário centrar-se-á sobretudo em assuntos que forneçam conhecimentos direta ou indiretamente relacionados com
o turismo, tais como património nacional e do mundo, cultura e geografia, questões sociais e ambientais, viagens, notícias e política internacionais. O material de leitura será retirado de jornais e revistas, sites da Internet e livros.
– Leitura: Pronúncia, leitura em extensão, significado em contexto.
– Expressão oral: Descrever sítios, interagir oralmente, debater tópicos.
– Expressão escrita: Resumir, retroverter.
– Expansão vocabular: emprego, alojamento, transporte, geografia política.
– Componente gramatical: “phrasal verbs”; inversão; tempos verbais; “modal verbs”; preposições; “if-clauses”.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Paula da Fonseca Lopes

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Teste - 40.0%
  • - Participação nas aulas - 20.0%
  • - Teste - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

MACMILLAN, Phrasal Verbs Plus, Cambridge University Press

National Geographic Traveler

LONGMAN’s Dictionary of English Language and Culture

BERLITZ, Portugal, Pocket Guide, 2010.

UNESCO World Heritage List (unesco.org)

MACMILLAN’s English Dictionary for Advanced Learners

WYATT, Rawdon – Check Your English Vocabulary for Leisure, Travel and Tourism, A & C Black, 2012

HEWINGS, Martin – Advanced Grammar in Use, CUP

BONNEVILLE, PATRICK and Philippe HEMONO – The World Heritage (UNESCO’s classified sites)

HARRAP’s English Thesaurus