Língua Gestual Portuguesa: Aquisição da Linguagem e Gramática

NA

Apesar de ter um cariz expositivo, esta Unidade Curricular tem também uma componente prática que visa levar os estudantes a refletir sobre questões de cultura, língua e linguística aplicada.

A comunicação é fundamental para os seres humanos não obstante a forma de comunicação. Assim, é necessário dar a conhecer a surdez e as suas implicações na comunicação, entre surdos e ouvintes. Pretende-se que com esta Unidade Curricular os alunos adquiram conhecimentos teóricos sobre as questões da surdez e da forma de comunicar com quem usa uma língua diferente da maioria ouvinte. Os objetivos principais desta unidade curricular são os de dar a conhecer os vários tipos de surdez;reconhecer e valorizar a LGP e a cultura surda; compreender a aquisição da linguagem pré-linguística e pós-linguística; relacionar conhecimentos teóricos com a estrutura gramatical da língua e refletir sobre a mesma. Assim, discutir-se-ão várias questões de âmbito cultural e léxical que permitirão capacitar o aluno para o ensino e aprendizagem de uma língua, contribuindo para uma reflexão metalinguística, através de exemplos sócio-discursivos e culturais.

• Definição de Surdez: Perspetiva médica e antropológica

• Fisiologia do ouvido; Tipos de Surdez; Grau de perda auditiva; SurdoCegueira

• Momento de aquisição da linguagem: Surdez pré-linguística e pós-linguística.

• A linguagem e o seu papel no desenvolvimento humano: aquisição da linguagem por Crianças surdas filhas de pais surdos, crianças surdas filhas de pais ouvintes, crianças ouvintes filhas de pais surdos, crianças ouvintes filhas de pais ouvintes;

. Linguagem e pensamento das crianças surdas

• A mais antiga das línguas segundo William Stokoe

• Cultura Surda:

– Conceito de Deafhood; Deaflore; Deaf Gain; Deaf way; Empowerment

– Léxico;

– Expressões idiomáticas em contexto;

– Expressões linguísticas em contexto;

– Conhecimento Explícito vs Conhecimento Implícito em LGP

Avaliação Contínua
  • - Programa em formato escrito e com um resumo em Língua Gestual portuguesa - 40.0%
  • - teste em Língua Gestual Portuguesa - 60.0%
Avaliação por Exame
  • - exame final em Língua Gestual portuguesa - 100.0%

CARVALHO, P. (2007) Breve História dos Surdos em Portugal e no Mundo. Surd’Universo, Lisboa.

GÓES, M. (1999) Linguagem, Surdez e Educação. Editora Autores Associados, Lisboa.

SIM-SIM, I. (2000) Contribuição para a educação das crianças surdas. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Amaral, M. A., Coutinho, A. (2005) Inovação, teoria e práctica no ensino bilingue de crianças surdas. In Coelho, O. (Coord.). Perscrutar e Escutar a Surdez. Afrontamento Edições

Amorim, M. C.; Gonçalves, L. M. (2005) A Surdez em questão: Cognição, Linguagem e Funcionamento Cerebral. In Coelho, O. (Coord.). Perscrutar e Escutar a Surdez. Afrontamento

Hickok, G., Bellugi, U., Klima, E. (2001). Sign Language in the Brain. Scientific American. EUA, pp 46-53

Paddy, L. (2013). Em Busca da Surdidade 1 – Colonização dos Surdos. Lisboa: Surdúniverso.

QUADROS, Ronice Muller de & PIZZIO, Aline Lemos (2010), Bases Biológicas e Aquisição da Linguagem, Coleção Língua Gestual Portuguesa, nº8, Lisboa UCP