Marketing

Métodos de Ensino

A UC compreende aulas expositivas, em que se pretende que os alunos tenham uma participação activa. Utilizar-se-ão ainda diapositivos, que incluirão figuras, para que os alunos possam ter uma perspectiva mais próxima da realidade do marketing. Recorrer-se-á, igualmente, ao estudo de casos reais através da
constituição de grupos de trabalho.

Resultados de Aprendizagem

a) Objectivos:
Esta disciplina visa, antes de tudo, proporcionar aos alunos o domínio dos conceitos e da filosofia de marketing enquanto importante ferramenta de gestão. Pretende-se, também, que os alunos beneficiem de um panorama abrangente em que se dedique especial atenção à estratégia de marketing e às políticas de marketing.
Como objectivo final, esta disciplina procura dotar os alunos da preparação necessária ao desenvolvimento do seu trabalho na área do marketing nos diferentes tipos de organizações.
b) Competências a adquirir:
Esta disciplina oferece aos alunos as competências necessárias ao desenvolvimento das suas aptidões no mercado de trabalho, no qual deverão adoptar uma atitude activa dirigida para o cliente e para o mercado.

Programa

PARTE I – O marketing e a criação de valor
1 – Conceitos fundamentais de Marketing
2- Evolução do papel do marketing
PARTE II – Estudo do mercado
3 – A análise do mercado e dos seus intervenientes
4 – Os estudos de mercado
5 – Teorias e modelos explicativos do comportamento do consumidor
PARTE III – Segmentação e Posicionamento
6 – A Segmentação de mercado
7 – O posicionamento de mercado
PARTE IV – Políticas de Marketing
8 – Produto
9 – Preço
10 – Distribuição
11 – Comunicação

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

• Lindon, D., Lendrevie, J., Dionísio, P. e Rodrigues, JV, Mercator XXI: Teoria e Prática do Marketing, Lisboa,
Publicações D. Quixote, 2004:
• Kotler, P., Armestrong, G., Saunders, J., Wong, V., Principles of Marketing, Londres, Prentice-Hall Europe, 2004
• Kotler, P. e Keller, KL Marketing Management, Englewood Cliffs, New Jersey, Prentice-Hall, 2006
• Brito, Carlos Melo, Lencastre, Paulo de (coordenadores), Os Horizontes do Marketing, Lisboa, Editorial Verbo,
2000
• Cunha, Miguel Pina, Duarte, Margarida, O’Shaughnessy, Nicholas, Marcelino, Ana Regina, Marketing. Conceitos e
casos portugueses, Lisboa, Escolar Editora, 2004
• Helfer, J., Orsoni, J., Marketing, Lisboa, Edições Sílabo, 1996
• Lambin, Jean-Jacques, Marketing Estratégico, Portugal, McGraw-Hill, 2000
• Pires, A, Marketing: Conceitos, Técnicas e Problemas de Gestão, Lisboa, Editorial Verbo, 1991