Marketing de Marcas

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos mediante a combinação de sessão expositivas com sessões práticas e a resolução de exercicios ou análise e discussão de casos.

Resultados de Aprendizagem

Adquirir as competências necessárias que permitam construir uma marca, definindo para tal um processo e um conjunto de acções que a posicionem e criem uma forte imagem.

Programa

1.   A marca no âmbito do Marketing
1.1. A importância da marca
1.2. A marca, variável do marketing mix?
2.   A marca como um sinal
2.1. A missão e o marketing mix
2.1.1. A marca no âmbito das variáveis do marketing mix
2.1.3. As funções da marca
2.1.4. As estratégias de extensão de marcas
   Aquisição de marcas
   Alianças de marcas
   Extensão de marcas
   Marcas dos distribuidores
2.2.O sinal e o identity mix       
2.2.1. O nome
2.2.2.O logotipo
2.2.3. As estruturas de identidade: monolítica, mista e diferenciada
2.2.4. Personagens
2.3. A imagem e o public mix
2.3.1. A notoriedade da marca
2.3.2. As associações à marca
2.3.3. A Qualidade Percebida
2.3.4. A lealdade à marca
3. O valor da marca
3.1. As fontes de valor da marca
3.2. Modelos de avaliação da marca
4. O futuro da gestão da marca

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame
  • - Teste individual - 50.0%
  • - Trabalho individual - 50.0%
Avaliação continua
  • - Teste individual - 20.0%
  • - Trabalho de grupo - 40.0%
  • - Trabalhos e atividades individuais - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– AAKER, David A (2010), “Building Strong Brands”,New York The free press.
– AAKER, David A (1998),”Marcas: brand equity, gerenciando o valor da Marca”, Elsevier Brazil.
– AAKER, David A. & JOACHIMSTHALER,E (2012),”Brand leadership”, New York The free Press.
-AAKER, David (2016), “Aaker on Branding: 20 Principles that Drive Success”. New York, Journal of Marketing Channels, 23(3)
-BRITO, Carlos Melo & LENCASTRE, Paulo (2014),”Os Horizontes do Marketing”, Editorial Verbo.
-KAPFERER, J.N., (2012),”The new strategic Brand Management: Advanced Insights and Strategic Thinking”, Kogan Page, London.
-KOTLER, Philip & KELLER, Kevin Lane (2016), Marketing Management, 15th edition, Pearson Education.
-KELLER, K. & MACHADO, Marcos (2005), “Gestão Estratégica de Marcas”, Prentice Hall Brasil.
-LENCASTRE, Paulo et al. (2007),”O Livro da Marca”, Publicações D. Quixote, Lisboa.
-RODRIGUES, Vicente, DIONISIO, Pedro et al. (2018), Mercator 25 anos – o Marketing na era digital. Lisboa, D.
Quixote.