Marketing Digital

Conhecimentos de Base Recomendados

Sendo uma unidade curricular de mestrado é importante ter presente os

conhecimentos leccionados na licenciatura de Marketing e Negócios Internacionais.

Métodos de Ensino

As aulas são leccionadas com o suporte a conteúdos em nuvem digital cujo conteúdo é partilhado
por todos os alunos inscritos. O desenvolvimento do trabalho prático é realizado na web, nas redes sociais e utilizando plataformas de desenvolvimento “mobile” na construção de “apps”. O ensino é teórico prático e de base simulada levando o aluno à integração ao mundo laboral. A simulação analítica permite ao aluno aferir se os conteúdos desenvolvidos nas diferentes plataformas tiveram o alcance e visibilidade desejados.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos:

A criação de uma presença online é determinante para a sobrevivência, existência e crescimento consistente de uma empresa, seja micro, pequena, média ou grande. A divulgação de informação, as suas técnicas e meios representam a selecção pelo utilizador se será futuro cliente/consumidor. Desta forma a classificação nos motores de busca determinam o posicionamento aos “olhos” do cliente na economia digital. O lançamento de eventos, produtos e/ou
serviços vêm o seu alcance assente em ferramentas de “advertising”, seja no “web site” empresarial ou nas redes sociais. Ou ainda mais próximo do cliente utilizando as “apps” nas plataformas móveis. O desenvolvimento de uma capacidade analítica para planear, desenvolver e implementar de forma estratégica os diferentes canais de divulgação de informação representam o sucesso de um plano de marketing. O conhecimento analítico do perfil do cliente permite assim inovar, criando em cooperação novos produtos e serviços que respondem de forma racional e emocional às expectativas, desejos e vontades de um consumidor satisfeito e muitas vezes surpreendido. A adaptação cultural na comunicação com o cliente, as parcerias de posicionamento em mercados internacionais são factores de impacto no crescimento empresarial. A integração deste “know-how” num projeto de desenvolvimento
de uma campanha online permite formar alunos adaptados às novas realidades da economia digital.

Competências:

Saber desenvolver uma presença online utilizando os diferentes canais digitais, nas diferentes pesrpectivas, B2C e B2B.

Utilizar diferentes ferramentas de SEO – Search Engine Optimization por forma a optimizar e aumentar a visibilidade online dos conteúdos desenvolvidos,

Planear e desenvolver conteúdos digitais para as redes sociais através de uma plataforma integradora.

Planear e estruturar conteúdos para aplicações móveis.

Saber identificar nos diferentes canais digitais as principais métricas de gestão de marketing digital.

Programa

1-Introdução ao Marketing Digital, do Tradicional ao Digital.

2- Desenvolver uma presença online. A perspectiva B2C e B2B.

3- Motores de busca, como optimizar.

4- A publicidade online.

5- O marketing nos social media.

6- Marketing para plataformas móveis.

7- Marketing de conteúdo.

8- Analítica no Marketing Digital.

9- Projecto – planeamento e desenvolvimento de uma campanha no mercado digital.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

  1. Digital Marketing Strategy: An Integrated Approach to Online Marketing 3rd Edition, Simon Kingsnorth, 2022, Kogan Page, ISBN-13: 978-1398605978
  2. Marketing Management, 16th Editions, Philip Kotler, Kevin Lane Keller, Alexander Chernev,, Pearson; 16th edition (April 2, 2021) ISBN-13:  9780135887158
  3. Digital Marketing Analytics: Making Sense of Consumer Data in a Digital World, 2nd Edition, Chuck Hemann, Ken Burbary,2018, Que Publishing,  ISBN-13: 978-0789759603
  4.  Outside-In Marketing: Using Big Data to Guide your Content Marketing, James Mathewson, Mike Moran,2016, IBM Press ISBN-13: 978-0133375565
  5.  E-Commerce 2021_Business, Technology, and Society, 16th Edition, Kenneth C. Laudon and Carol Guercio Traver, July 27th, 2021, ISBN: 9781292343167
  6.  Digital Business and E-Commerce Management 7th Edition, by Dave Chaffey (Author), Tanya Hemphill (Author), David Edmundson-Bird (Author), Pearson; 7 edition (June 13, 2019), ISBN-13: 978-1292193335
  7.  Growth Iq, Master The 10 Paths To Grow Your Business de Tiffani Bova, 2018, Editor: Pan MacMillan, ISBN: 9781529004670
  8. The Digital Transformation Playbook: Rethink Your Business for the Digital Age, Columbia Business School Publishing (April 5, 2016), ISBN-13: 978-0231175449
  9. Management Information Systems: Managing the Digital Firm, 16th edition, Kenneth C. Laudon, Jane P. Laudon, Published by Pearson (March 13th, 2019), ISBN-13: 9780135191798