Marketing Estratégico

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos mediante a combinação de sessão expositivas com sessões práticas e a resolução de exercicios ou análise e discussão de casos.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que, no final do semestre, os alunos saibam:
Definir e enunciar os conceitos fundamentais do Marketing Estratégico
Perceber as fontes de informação para a análise de um ambiente de marketing
Estabelecer uma estratégia de segmentação
Aplicar os conceitos de diferenciação e posicionamento
Identificar as variáveis nas decisões sobre produto, preço, distribuição e comunicação

Programa

Capitulo 1: A função do marketing
1- O marketing na empresa e na economia
2 – O Marketing 1.0. e o Marketing 2.0.
3- Da orientação marketing à orientação mercado
4- Os conceitos-chave de marketing
II: O Marketing 3.0.
1- A caracterização do contexto
2- A nova orientação
3- O Marketing colaborativo, cultural e espiritual
Capitulo 2
I: Compreender o comportamento do consumidor
1 – A análise do comportamento do comprador
2 – O sistema de informação em marketing
3 – O comportamento de resposta do comprador
4- O consumidor do séc XXI: do hiperconsumo ao consumo responsável
Capitulo 3
I: A elaboração da estratégia de marketing
1 – A análise das necessidades pela segmentação
3 – A análise da competitividade
3 – Posicionamento e diferenciação
5 – A escolha de uma estratégia de marketing
6- O plano de marketing estratégico
II: A aplicação do plano de marketing estratégico
1 – Produto
2 -Preço
3 – Comunicação
4 – Distribuição

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - trabalho - 50.0%
  • - teste - 50.0%
Avaliação continua
  • - Trabalho de grupo - 20.0%
  • - Trabalhos individuais (15+15) + atividades individuais - 40.0%
  • - Teste individual - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– OOLEY, Graham, SAUNDERS, John & PIERCY, Nigel (2005), Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo , São Paulo, Prentice Hall Brasil
– KOTLER, Philip & ARMSTRONG, Gary (2018), Princípios de Marketing 17ª edicion, Pearson Educacion.
– KOTLER, Philip & KELLER, Kevin Lane (2016), Marketing Management, 15th edition, Pearson Education.
– KOTLER, Philip, KARTAJAYA, Hermawan & SETIAWAN, Iwan (2017), Marketing 4.0, Lisboa, Actual Editora.
– RODRIGUES, Vicente, DIONISIO, Pedro et al. (2018), Mercator 25 anos – o Marketing na era digital. Lisboa,D. Quixote.