Marketing II

Conhecimentos de Base Recomendados

Marketing I

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino centra-se na exposição teórica em aula através da exposição/debate e aplicação com exercícios práticos e reais.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:

a) Descrever o processo de pesquisa de marketing;

b) Planear e aplicar pesquisas de marketing;

c) Descrever a metodologia de elaboração do plano de marketing;

d) Formular planos de marketing;

e) Tomar decisões estratégicas e operacionais de marketing;

f) Avaliar o impacto das decisões de marketing na performance organizacional.

Programa

Parte I. Pesquisa de marketing

1. Introdução à pesquisa de marketing

2. Problema de pesquisa

3. Abordagem ao problema

4. Design da pesquisa

5. Trabalho de campo ou recolha dos dados

6. Relatório da pesquisa

Parte II. Planeamento de marketing

7. Metodologia de elaboração do plano de marketing

8. Análise e diagnóstico da situação

9. Análise SWOT e fatores críticos de sucesso

10. Objetivos de marketing

11. Opções estratégicas de marketing

12. Plano de manobra e políticas de marketing

13. Plano de ações de marketing, plano de contingência, orçamento e controlo

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação periódica
  • - Jogo de simulação de marketing com relatório - 20.0%
  • - Projeto de marketing - 40.0%
  • - Prova escrita individual - 40.0%
Avaliação final
  • - Prova escrita individual - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

NielsenIQ. (2020a). Anuário Drug

NielsenIQ. (2020b). Anuário Food

Camargo, P. (2009). Neuromarketing: descodificando a mente do consumidor. Edições IPAM;

Celeste, P. (2018). Marketing Performance. Clube do Autor;

Darley, W. K., Blankson, C., & Luethge, D. J. (2010). Toward an integrated framework for online consumer behavior and decision making process: A review. Psychology & Marketing, 27(2), 94–116. https://doi.org/10.1002/mar.20322

Giglio, M. (2010). O comportamento do consumidor (3rd ed.). Thompson;

Lindstrom, M. (2012). Buyology: a ciência do neuromarketing (2nd ed.). Gestão Plus;

Loudon, L. (1993). Consumer Behaviour (4th ed.). McGraw-Hill;

Malhotra, N. K. (2019). Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada (7a edição). Bookman;

Meyer, E. (2014). The culture map. PublicAffairs;

Oliveira, J. (2014). Marketing Research (vols I & II). Edições Sílabo;

Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. (2019). Research Methods for Business Students (8th Ed.). Prentice Hall.

Pearson; Solomon, M. (2016). O comportamento do consumidor, comprando, possuindo e sendo (11st ed.). Bookman.