Marketing

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular, são utilizados os seguintes métodos de ensino:

a) Métodos verbais (dizer), com utilização de exposição, explicação, diálogo, debate e interrogação;

b) Métodos intuitivos (mostrar), com utilização de demonstração, audiovisuais e textos escritos;

c) Métodos ativos (fazer), com utilização de trabalhos em grupo e estudo de casos;

d) Metodologias que incorporam novas tecnologias nos processos de ensino: gamificação.

 

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:

a) Explicar o conceito e o processo de marketing;

b) Discutir a importância da gestão do relacionamento com cliente;

c) Relacionar o planeamento estratégico com o planeamento de marketing;

d) Distinguir e usar metodologias de análise do mercado e de deteção de oportunidades;

e) Distinguir e relacionar as etapas da estratégia de marketing: segmentação, targeting, diferenciação e posicionamento;

f) Distinguir e combinar as variáveis do marketing-mix: produto, preço, distribuição e comunicação;

g) Selecionar decisões estratégicas e operacionais de marketing e avaliar o seu impacto na performance organizacional.

Programa

Parte I. O marketing: conceito e processo

1. Marketing e orientação para o cliente

2. Estratégias e programas de marketing

Parte II. Análise de oportunidades e definição da estratégia de marketing

3. Ambiente de marketing

4. Comportamento de compra: mercado consumidor e mercado organizacional

5. Concorrência

6. Estratégia de marketing

Parte III. O marketing-mix

7. Política de produto

8. Política de preço

9. Política de distribuição

10. Política de comunicação

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., & Rodrigues, J. V. (2018). Mercator 25 anos: O Marketing na Era Digital (17.ª ed.). Dom Quixote.

Dibb, S., Simkin, L., Pride, W. M., & Ferrell, O. C. (2019). Marketing: Concepts and Strategies (8th ed.). Cengage Learning.

Kotler, P., & Keller, K. L. (2019). Administração de Marketing (15.ª ed.). Pearson.

Kotler, P., & Armstrong, G. (2015). Princípios de Marketing (15.ª ed.). Pearson.

Pride, W. M., & Ferrell, O. C. (2020. Marketing (20th ed.). Cengage Learning.