Matemática II

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas serão de caráter teórico-prático procurando articular os vários conteúdos para que os alunos possam percecionar as conexões dentro da Matemática. Sempre que for oportuno, recorrer-se-á a textos, materiais concretos e a plataformas digitais que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem. A avaliação respeitará o estabelecido no Regulamento Interno da Escola Superior de Educação, os alunos podem optar entre duas modalidades de avaliação:
a) Avaliação contínua: dois testes, cada um cotado de 0 a 5 valores (50%); um trabalho em pequeno grupo, cotado de 0 a 5 valores (25%); participação nas tarefas realizadas em aula, cotadas, na totalidade, de 0 a 4 valores (20%); reflexão individual, cotada de 0 a 1 valor (5%).
b) Avaliação por exame cotado entre 0 a 20 valores (100%).

Resultados de Aprendizagem

Resolver problemas e explicitar os processos de raciocínio;
Construir e aprofundar o conhecimento matemático;
Desenvolver técnicas e processos matemáticos para a compreensão e representação dos números e suas operações aritméticas, bem como para a identificação de padrões e regularidades;
Desenvolver o uso de formas simbólicas para representar situações matemáticas e modelos matemáticos de situações do mundo real;
Identificar, e discutir conceitos e procedimentos, bem como aprofundar a compreensão de conexões entre eles e entre a Matemática e as outras áreas curriculares;
Realizar atividades de investigação em Matemática;
Trabalhar em Matemática com autoconfiança;
Reconhecer a relação entre a Matemática e a vida real.

Programa

Números e operações
– Conceito de número natural
– Sistemas de numeração
– Operações aritméticas com números inteiros relativos
o Algoritmos, sentidos e propriedades das operações
o Cálculo mental e estimação computacional.
Introdução à Teoria dos Números
– Divisores e múltiplos de um número
– Critérios de divisibilidade
– Números primos e decomposição de um número em fatores primos
– Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum
Números racionais relativos
– Representações e operações de números racionais
Números reais
– Representações e operações de números reais

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Reflexão individual - 5.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 25.0%
  • - Dois testes - 50.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Aharoni, R. (2008). Aritmética para pais: Um livro para adultos sobre a matemática.
Caraça, B. J. (2005). Conceitos Fundamentais de Matemática. Lisboa: Gradiva.
Estrada, M. F., Sá, C., Queiró, J., Silva, M. C., Costa, M. J. (2000). História da Matemática. Universidade Aberta.
Fosnot, C. & Dolk, M. (Orgs.) (2001). Young mathematicians at work: Constructing number sense, addition and subtraction. Portsmouth, NH: Heinemann.
Galen, F., Feijs, E., Figueiredo, N., Gravemeijer, K., Herpen E. & Keijzer, R. (2005). Fractions, Percentages,
Decimals and Proportions. Rotterdan: S. P.
Haylock, D. (2006). Mathematics explained for primary school. Sage.
Litwiller, B. H. & Bright, G. W. (Orgs.) (2002). Making sense of fractions, ratios and proportions (NCTM Yearbook). Reston. VA: NCTM.
Palhares, P. (coord.) (2004). Elementos de Matemática para professores do Ensino Básico. Lisboa: Lidel.
Parker, T. H. & Baldridge, S. J. (2004). Elementary Mathematics for teachers. Michigan: Sefton- Ash Publishing