Meios Técnicos de Reabilitação Auditiva

Conhecimentos de Base Recomendados

O aluno deverá ter conhecimentos de Acústica e Instrumentação bem como conhecimentos básicos de Audiologia Clínica.

 

 

Métodos de Ensino

Aulas expositivas  e interactivas entre aluno e docente. As aulas teórico-práticas permitem reforçar a compreensão dos conteúdos programáticos teóricos.      

As aulas práticas permitem a consolidação dos conhecimentos obtidos nas aulas teórico-práticas, aumentando as competências e aptidões dos alunos ao poderem identificar e seleccionar a ajuda técnica mais indicada a cada programa /Plano individual de Reabilitação Auditiva.

Os alunos serão acompanhados no decorrer de cada semestre com esclarecimento de dúvidas, sempre que solicitado e como complemento de formação. São disponibilizadas duas horas semanais, com horário pré-definido ou a combinar com o aluno.

São também entregues a cada aluno os suportes pedagógicos de toda a matéria leccionada e as referências bibliográficas recomendadas para a disciplina, no início do semestre.

Resultados de Aprendizagem

Apresentação dos diferentes meios técnicos de reabilitação auditiva (ajudas técnicas), seu surgimento, evolução e aplicação.

Programa

Componentes das próteses auditivas (2 horas)
Tipos de próteses auditivas (2 horas)
Tipos de moldes auriculares (2 horas)
Diferentes tipos de compressões (2 horas)
Uso da tecnologia dos microfones para melhorar a discriminação no ruído (2 horas)
Regras de pré-seleção (2 horas)
Aparelhos auditivos digitais (2 horas)
Adaptação protética no adulto (2 horas)
Adaptação protética na criança (2 horas)
Métodos de avaliação funcional das próteses auditivas (2 horas):
– Objetivos
– Subjeivos
Implantes auditivos (6 horas):
– Implantes cocleares
– Implantes osteo-integrados
– Implantes de ouvido médio
– Implantes do tronco cerebral
Sistemas de apoio à escuta (2 horas):
– Sistemas de FM
– Anel magnético
– Outros
Avaliação (2horas)
Matriz prática: os alunos serão divididos em 6 grupos, num total de 180h.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Essencial:

CLARK, G., 2003 – Cochlear implants: fundamentals and applications. New York: Springer, cop. XXXVIII, 830 p. ISBN 0-387-95583-6.

HULL, R, 2001, Aural Rehabilitation Serving Children and Adults, 4ª Edição, San Diego, Singular Publishing Group, Inc.

KATZ, J. 2009, Handbook of Clinical Audiology, 6th Edition, Philadelphia, Lippincott Williams & Wilkins.

RICKETTS, T. A.; BENTLER, R., MUELLER, H. G. (2017) Essentials of Modern Hearing Aids – Selection, Fitting, and Verification, Plural Publishing, ISBN 978-1-59756-853-1

SANDLIN, R, 2000, Textbook of Hearing Aid Amplification, San Diego, Singular Publishing Group, Inc.

SCHNUPP, Jan ; NELKEN, Israel ; KING, Andrew, 2011, Auditory neuroscience : making sense of sound. [1st ed.], Cambridge, Mass. : MIT Press, ISBN 978-0-262-11318-2

TYE-MURRAY, N.2009, Foundations of Aural Rehabilitation, Chilbren, Adults and Their Family Members, San Diego, Singular Publishing Group, Inc.

VALENTE, M. et al, 2000, Audiology Treatment, New York, Thieme.

VALENTE, Michael, ed. lit., 2002, Strategies for selecting and verifying hearing aid fittings, 2nd ed. New York ; Stuttgart : Thieme, ISBN 3-13-125-802-0

ZENG, FAN-GANG; POPPER, ARTHUR; FAY, RICHARD., 2012, Auditory Prostheses – New Horizons, Springer, New York. ISBN 978-1-4614-2990-6

Recomendada:

CLARK, G. et al, 1997, Cochlear implantation for infants and children, San Diego, Singular Publishing Group, Inc.

MUELLER, H. et al, 1992, Probe Microphone Measurements, Hearing Aid selection and assessment, San Diego, Singular Publishing Group, Inc.

POLLACK, M., 1980, Amplification for the Hearing Impaired, 2ª Edição, New York, Grume & Stratton.

VONLANTHEN, A., 1995, Hearing instrument technology for the hearing healthcare professional, Zurich.