Metodologia de Investigação em Educação

A metodologia a utilizar nesta disciplina apoia-se na exposição de informação, leitura e análise de artigos e de casos práticos de investigação. A avaliação periódica realiza-se através de uma prova escrita individual (60%) e de um trabalho em grupo (40%). As perguntas da prova escrita individual e do exame estão orientadas para a resposta curta, direta e do tipo escolha múltipla. As provas são cotados para 20 valores.

Pretende-se que os estudantes ao finalizarem esta Unidade Curricular sejam capazes de:
1 – Argumentar face ao rigor da divulgação de informação oriunda do processo de investigação;
2 – Analisar artigos científicos e avaliar o seu rigor metodológico;
3 – Descrever as vantagens e desvantagens dos diferentes paradigmas de investigação em educação e da sua complementaridade;
4 – Fazer opções metodológicas de investigação;
5 – Escolher os instrumentos e técnicas que melhor se adequam ao problema de investigação e ao contexto de onde ele emerge;
6 – Identificar, manipular, controlar e medir as variáveis num processo de investigação;
7 – Escolher, caracterizar e selecionar a amostra dos sujeitos;
8 – Analisar os dados recolhidos, articulando os resultados com o suporte teórico usado.

1 – Características e funções do conhecimento científico;
2. As diferentes etapas do ciclo de investigação;
3. Paradigmas de investigação no campo das Ciências Sociais;
4. A formulação de um problema de investigação;
5. Problemas e hipóteses;
6. Manipulação, controlo e medição de variáveis;
7. Validade interna e externa;
8. População: definição, caracterização, determinação de amostras e métodos de amostragem;
9. Classificação dos diferentes estudos;
10. Técnicas e instrumentos de recolha, tratamento e análise de dados de acordo com o paradigma de investigação:
10.1. A observação, a entrevista, o focus group, o questionário, o world café, os testes e as escalas
10.2. A análise de conteúdo
10.3. A estatística descritiva e inferencial em educação

Avaliação contínua
  • - Frequência - 60.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Amado, J. (2013). Manual de Investigação Qualitativa em Educação. Imprensa da Universidade de Coimbra.
Gil, A. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo. Editora Atlas
Maximo-Esteves, L. (2008). Visão Panorâmica da Investigação-Acção. Porto Editora.
Mesquita-Pires, C. (2010). A Investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional docente. EDUSER: revista de educação, Vol 2(2) , 66-83.
Pocinho, M (2012). Metodologia da Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico. Lisboa. Edições LIDEL
Sanches, I. (2005). Compreender, agir, mudar, incluir. Da investigação-acção à educação inclusiva. Revista Lusófona de Educação, 5 , 127-142.
Tuckman, B. W. (2000). Manual de investigação em educação: como conceber e realizar o processo de investigação em educação. Serviço de Educação da Fundação Calouste Gulbenkian.