Metodologia de Investigação em Educação II

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Nesta Unidade Curricular pretende-se que os estudantes desenvolvam competências práticas de investigação científica, quer apreciando investigação realizada por outros, quer organizando a sua própria investigação. Nesse sentido, deverá ser dado um espaço alargado para a realização de exercícios – individuais e em grupo – e para a discussão e partilha das diferentes perspetivas. No entanto, é fundamental reservar também algum espaço para apresentação de alguns conteúdos recorrendo-se, sempre que necessário, a metodologias expositivas. A avaliação realizar-se-á de forma contínua. Periodicamente serão propostas tarefas – dentro ou fora da sala de aula – que permitirão aferir o domínio que apresentam sobre os diferentes pontos do programa e que contribuirão para a construção de um trabalho final que deverá ser um pré-projecto de investigação. Neste deve constar a definição de um problema, a revisão da literatura, a seleção do método, a descrição de um plano, a descrição dos procedimentos.

Resultados de Aprendizagem

Ao finalizar esta UC os estudantes do mestrados deverão estar aptos a:
1. Descrever o foco e as abordagens de investigação no campo da Educação Especial;
2. Formular um problema de Investigação, fundamentando-o na sua experiência e na revisão da literatura;
3. Selecionar o paradigma de investigação mais adequado à sua questão de partida, problema ou objetivo;
4. Selecionar os instrumentos, dispositivos ou técnicas mais adequados para a recolha, tratamento e análise de dados, construindo ou adaptando os instrumentos que vierem a ser necessários;
5. Refletir sobre os resultados obtidos, traduzindo-os num discurso científico e articulando-os com a fundamentação teórica.

Programa

1. Problematização em Educação Especial;
2. Fatores políticos, legislativos e contextuais e sua influência na definição do Problema de investigação;
3. A revisão da literatura na formulação do Problema de investigação;
4. Operacionalização do Problema de investigação;
5. Métodos Quantitativo:
a. Métodos experimentais, correlacionais e diferenciais
b. Estudos de Caso único (Single-case Research)
6. Métodos Qualitativos em Educação:
a. Métodos Qualitativos e estratégias para recolha de dados;
b. Análise crítica de dados qualitativos
7. Modelos Mistos:
a. Caracterização dos modelos mistos de investigação em Educação Especial
b. Formas paralelas e sequenciais nos estudos mistos
8. O design de um pré-projeto de investigação Intervenção

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Projeto de Investigação (nas suas diferentes etapas) - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bursztyn, A. M. (Ed.) (2007). The Praeger Handbook of Special Education. CO: Praeger
Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2000). Research Methods in Education. Routledge Falmer
Florian, L. (Ed.) (2007). The SAGE Handbook of Special Education – Section III Knowledge Production. SAGE
Gliner, J. A. & Morgan, G. A. (2000). Research Methods in Applied Settings: An Integrated Approach to Design and Analysis. Lawrence Erlbaum
Mertens, D. M. & McLaughlin, J. A. (2004). Research and Evaluation Methods in Special Education. Thousand Oaks, CA: CEC & Corwin Press
Rodrigues, D (org.). (2007). Investigação em Educação Inclusiva. Lisboa: Fórum de Estudos de Educação Inclusiva
Stake, R. E. (1995). A Arte da Investigação com Estudos de Caso. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Thomas, R. M. (1998). Conducting Educational Research. Westport, CO: Bergin & Garvey