Metodologias e Técnicas de Pesquisa em Arte e Design

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-á na seguinte estratégia pedagógica:
– Exposição oral centrada nos conteúdos previstos;
– Debate e trabalho de grupo e individual.
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno, das seguintes modalidades:
– Avaliação contínua;
– Exame.
A avaliação naquelas modalidades obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:
AVALIAÇÃO CONTÍNUA
– Participação presencial – peso de 20% na avaliação global;
– Trabalho de grupo – peso de 30% na avaliação global;
– Trabalho individual – peso de 50% na avaliação global.
EXAME
– Domínio dos conteúdos programáticos – peso de 70% na avaliação global do exame;
– Capacidade de comunicação de ideias – peso de 30% na avaliação global do exame.

Resultados de Aprendizagem

3.1 Adquirir noções elementares de práticas de investigação e pesquisa em contexto académico e profissional.
3.2 Compreender diferentes métodos de pesquisa e aplicá-los a casos e estudos concretos.
3.3 Saber estruturar um documento que comunique eficazmente o processo e os resultados de pesquisa em Arte e Design.

Programa

4.1 Enquadramento geral: a importância da investigação em arte e design
4.2 Metodologias de investigação
4.2.1 Abordagens quantitativas
4.2.2 Abordagens qualitativas
4.2.2.1 Estudo de caso e investigação-ação
4.2.2.2 Investigação qualitativa aplicada em arte e design
4.3 Procedimentos para a recolha de dados
4.3.1 Observação
4.3.2 Inquérito
4.3.3 Entrevistas
4.3.4 Registo fotográfico e/ou videográfico
4.4 Análise de resultados
4.5 Metodologia de redação de trabalho científico

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Domínio de conteúdos programáticos - 70.0%
  • - Capacidade de comunicação de ideias - 30.0%
Avaliação Contínua
  • - Trabalho de grupo - 30.0%
  • - Participação presencial - 20.0%
  • - Trabalho individual - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bardin, L. (2004). Análise de conteúdo. Edições 70.
Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em
educação – uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora.
Brown, T, et al. (2011). En torno a la investigación artística. MACBA/UAB.
Irwin, R.; Dias, B. (2013). Pesquisa Educacional baseada em Arte: A/r/tografia: Editoraufsm
Leavy, P. (2009). Method Meets Art: Arts-based Research Practice. Guilford Press.
Quivi, R. & Campenhoudt, L. (2008). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Gradiva.
Ruas, J. (2022). Manual de Metodologias de Investigação – Como Fazer Propostas de Investigação, Monografias, Dissertações e Teses. Escolar Editora.
Sullivan, G. (2005). Art practice as research: Inquiry in the visual arts. Thousand Oaks, CA: Sage