Motion Design

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

6.1 As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão em duas componentes pedagógicas fundamentais:
– Componente teórica – exposição oral centrada nos conteúdos previstos;
– Componente prática – desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.
6.2 A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno, numa das seguintes modalidades:
– Avaliação contínua;
– Avaliação por exame.
A avaliação naquelas modalidades obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:
AVALIAÇÃO CONTÍNUA
– Participação presencial – peso de 10% na avaliação global;
– Trabalho individual – peso de 25% na avaliação global;
– Trabalho de grupo – peso de 65% na avaliação global.
AVALIAÇÃO POR EXAME
– Componente teórica – peso de 30% na avaliação global do exame;
– Componente prática – peso de 70% na avaliação global do exame.

Resultados de Aprendizagem

3.1 Conhecer os conceitos e a terminologia da composição e animação, integrando os princípios básicos de motion design e o contexto sociocultural e histórico em que se desenvolve esta área;
3.2 Saber operar e manipular equipamentos de tecnologia digital de representação, composição e animação;
3.3 Capacidade de desenvolver uma narrativa de produto;
3.4 Criar e animar elementos, com destreza técnica e estética.

Programa

4.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO MOTION DESIGN NA CULTURA VISUAL
4.1.1 Artes audiovisuais na contemporaneidade;
4.1.2 Motion Design em processo de autoria: apresentação de empresas, produções e promoção de interesse relevante para futuros profissionais na área.
4.2 CRIAÇÃO
4.2.1 Criação e desenvolvimento de conteúdos destinados à animação;
4.2.2 Produção em processo digital.
4.3 ANIMAÇÃO
4.3.1 Princípios básicos de animação;
4.3.2 Animação em contexto de Motion Design.
4.4 EDIÇÃO
4.4.1 Tipografia, infografia e cor;
4.4.2 Edição de vídeo.

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 25.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Trabalho de grupo - 65.0%
Exame
  • - Componente teórica - 30.0%
  • - Componente prática - 70.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Lovejoy, M. (1997). Postmodern currents: art and artists in the age of electronic media. Prentice-Hall.
Williams, R. (2009). The Animator’s Survival Kit. Faber and Faber.
Shaw, A. (2015). Design for Motion: Fundamentals and Techniques of Motion Design. Routledge.
Crook, I. & Beare, P. (2016) Motion Graphics, Principles and practices from the ground up. Bloomsburry.
Blazer, L. (2015). Animated Storytelling: Simple Steps for Creating Animation and Motion Graphics. Peachpit Press.
Jackson, C. (2018). After Effects for Designers: Graphic and Interactive Design in Motion. Routledge.