Motion Design

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica

Métodos de Ensino

As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade
curricular centrar-se-ão em duas componentes pedagógicas fundamentais:
– Componente teórica – exposição oral centrada nos conteúdos previstos;
– Componente prática – desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.
A unidade curricular poderá ser realizada nas modalidade de frequência ou de
exame. A avaliação por frequência implica a realização de 3 trabalhos teórico-práticos que
terão os seguintes pesos: 1.º trabalho – 30%; 2.º trabalho – 30%; 3.º trabalho – 40%.
O exame terá uma componente teórica, com um peso de 30%, e uma componente prática,
com um peso de 70%.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer os conceitos e a terminologia da composição e animação, integrando os
princípios básicos de motion design e o contexto sociocultural e histórico em que se
desenvolve esta área;
2 Saber operar e manipular equipamentos de tecnologia digital de representação,
composição e animação;
3 Capacidade de desenvolver uma narrativa de produto;
4 Criar e animar elementos, com destreza técnica e estética.

Programa

1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO MOTION DESIGN NA CULTURA VISUAL
1.1 Artes audiovisuais na contemporaneidade;
1.2 Motion Design em processo de autoria: apresentação de empresas, produções e
promoção de interesse relevante para futuros profissionais na área.
2. CRIAÇÃO
2.1 Criação e desenvolvimento de elementos a animar.
2.2 Processo de Produção Digital.
3. ANIMAÇÃO
3.1 Princípios básicos de animação.
3.2 Animação em contexto de Motion Design.

4. EDIÇÃO
4.1 Tipografia, infografia e cor.
4.2 Edição de vídeo.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

UC Avaliação Contínua
  • - trabalho - 40.0%
  • - trabalho - 30.0%
  • - trabalho - 30.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Lovejoy, M. (1997). Postmodern currents: art and artists in the age of electronic media.
Prentice-Hall.
Williams, R. (2009). The Animator’s Survival Kit. Faber and Faber.
Shaw, A. (2015). Design for Motion: Fundamentals and Techniques of Motion Design.
Routledge.
Blazer, L. (2015). Animated Storytelling: Simple Steps for Creating Animation and Motion
Graphics. Peachpit Press.
Jackson, C. (2018). After Effects for Designers: Graphic and Interactive Design in Motion.
Routledge.