Nutrição

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A UC será desenvolvida segundo um modelo teórico-prático com momentos de exposição estruturada dos conteúdos e respetiva análise e discussão. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interativa prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração dos mesmos através da sua aplicação prática em contexto profissional e recorrendo, sempre que se justifique, a meios audiovisuais, guias e instrumentos profissionais. Serão ainda apresentados exercícios-práticos para discussão e resolução em grupo, tendo por base os conteúdos teóricos lecionados e a sua aplicação no contexto prático.

Avaliação
Os estudantes podem optar por Avaliação periódica ou Avaliação por Exame Normal.
Avaliação periódica
A Avaliação periódica consiste num Trabalho de grupo e num Teste escrito para avaliação de conhecimentos adquiridos na UC e da capacidade de aplicação prática dos mesmos a situações profissionais e específicas da área científica do curso. A aprovação na UC é obtida com uma classificação superior ou igual a 9,5 valores, resultante das classificações obtidas no Trabalho e no Teste, com a ponderação de 40% e 60%, respetivamente. A classificação em cada uma das componentes da avaliação periódica (Trabalho de grupo e Teste escrito) não pode ser inferior a 9,5 valores.

A Avaliação por Exame Normal consiste numa prova escrita, com a ponderação de 100% para a nota final. A aprovação na UC é obtida com uma classificação superior ou igual a 9,5 valores.

 

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular, o aluno deverá:
1. Compreender o papel da alimentação na promoção de saúde e prevenção da doença.
2. Perceber qual a situação alimentar em Portugal e no Mundo, perceber os padrões alimentares das Sociedades de consumo e a sua evolução histórica.
3. Reconhecer a natureza multifatorial da alimentação e diferentes padrões alimentares.
4. Identificar os nutrientes, a sua função, as suas necessidades e fontes alimentares e as interações entre nutrientes.
5. Compreender a utilidade das Tabelas de Composição de Alimentos e dos guias alimentares.
6. Identificar a informação nutricional, alegações de saúde e nutricionais e alergénios num rótulo dos alimentos.
7. Reconhecer o padrão alimentar mediterrânico como um padrão saudável e sustentável.
8. Reconhecer a importância e as características de uma alimentação sustentável.
9. Ser capaz de contribuir de forma efetiva para o trabalho em grupo, integrado em equipas multidisciplinares.

Programa

1- Alimentação e nutrição na Saúde e Doença. Situação alimentar em Portugal e no Mundo.
2- Transição nutricional. Padrões alimentares e a sua relação com a saúde e a doença.
3- Natureza multifatorial da alimentação.
4- Alimentos, nutrientes e constituintes bioativos: macronutrientes e micronutrientes. Funções, necessidades, fontes alimentares e interações entre nutrientes.
5- Tabelas de composição de alimentos.
6- Guias alimentares. A Roda dos Alimentos Portuguesa – grupos de alimentos e porções.
7- Sustentabilidade alimentar. Conceito de alimentação sustentável e menu sustentável. Princípios da alimentação saudável e sustentável, enquanto modelo promotor de saúde.
8- Padrão alimentar mediterrânico.
9- Técnicas de culinária saudável
10- Alimentação vegetariana e macrobiótica – características alimentares e nutricionais.
11- Principais erros alimentares. Mitos da alimentação.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação periódica
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
  • - Frequência - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Insel P, Mcmahon K, Bernstein M, Ross D. Nutrition. 2016. Jones and Bartlett Publishers, Inc.
Peres E. Saber Comer para viver melhor. 1994. Editorial Caminho: Lisboa
Garrow JS, James WPT, Ralph A. Human Nutrition and Dietetics. 2000. 10th edition. Churchil Livingstone, London
Tabela de composição de alimentos. Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.
Goios A, Liz Martins M, Oliveira AC, Afonso C, Amaral T. Pesos e Porções de Alimentos. 3ª edição, 2019. Ensino e Educação Universitária, UPorto Edições (ISBN: 978-989-746-213-9).
Pinho I, Rodrigues S, Franchini B, Graça P. Padrão Alimentar Mediterrânico: Promotor de Saúde. 2016. Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, Direção-Geral da Saúde.
Carvalho P, Teixeira VH. 50 Super Alimentos Portugueses (+10): Ganhe saúde consumindo o que é nosso. 2012. Matéria Prima Edições.