Prática do Teclado 1

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimento básico de prática de teclado.

Métodos de Ensino

Exemplificação das técnicas pelo docente.
Promoção do trabalho individual.

Os alunos podem optar por duas modalidades de avaliação: avaliação contínua/periódica ou exame.

Na avaliação contínua/periódica observa-se o desenvolvimento técnico e as qualidades de interpretação no teclado, concretizadas em: postura de corpo, braço, mão e pulso; articulação do dedo; “passagem do polegar”; e igualdade e independência. As ponderações de acordo com o programa são as seguintes:

• Escalas e Arpejos , M e m, de Dó, Sol e Ré em quatro oitavas (3 valores);

• Harmonia funcional e progressões harmónicas (I, IV e V) em Dó, Sol e Ré (3 valores);

• Czerny op. 599: uma peça escolhida entre os nºs 5 a 20 (4 valores);

• Uma peça do “Livro de Ana Madalena Bach” (4 valores);

• Um andamento de sonatina (6 valores).

Na avaliação por exame, as ponderações de acordo com o programa são idênticas às da avaliação contínua/periódica.

 

Resultados de Aprendizagem

O domínio das técnicas básicas de utilização do teclado tem sido entendido como suporte estrutural de fulcral importância para o estudo da música em qualquer das suas múltiplas áreas. Assim, o bom conhecimento do teclado e das suas técnicas básicas de execução ajuda a melhor compreender aspetos particulares e transversais a áreas do saber como a História e a Análise da música, a Harmonia e a Composição e até às áreas mais ligadas ao entendimento da música como fenómeno físico, como a Acústica. Assim, e porque não está generalizada o estudo e a prática de teclado pelos candidatos ao curso de Estudos Musicais Aplicados, justifica-se esta unidade curricular pela necessidade de dotar os estudantes, futuros profissionais, de um conjunto de destrezas básicas de desenvolvimento da técnica da prática do instrumento de tecla, da leitura em duas pautas, e da interpretação musical de pequenas peças.

Programa

Exercícios para o desenvolvimento da agilidade, do controlo da força e da independência.
Escalas M e m em movimento contrário, em duas oitavas (Dó, Sol, Ré).
Escalas M e m em movimento paralelo, em quatro oitavas (Dó, Sol, Ré).
Arpejos M e m em movimento paralelo, em duas e quatro oitavas (Dó, Sol, Ré).
Harmonia funcional em modo M: I, V e IV.
Pequenas progressões harmónicas a duas e três vozes.
Cadências simples em posição cerrada.
Uma peça de Czerny, do op. 599, escolhida entre as 20 primeiras.
Uma peça de J. S. Bach, do “Livro de Ana Madalena Bach”.
Um andamento de sonatina do conjunto de Sonatinas op.36 de Clementi.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Buonamici, G. (Direção). (2012). Practical method for beginners: Czerny, Op. 599 (Partitura). G. Schirmer.

Demarquez, S. (1986). Le petit clavier: Deuxième supplément pour piano. Éditions Salabert.

Heinemann, E.-G. (Ed.). (2009). Notebook for Anna Magdalena Bach (Partitura). G. Henle Verlag.

Koehler, L. (Ed.). (2012). Clementi: Sonatinas for the Piano Op. 36, 37, 38 (Partitura). G. Schirmer, Inc.

Lopes, A., & Dotsenko, V. (1994). Manual de piano. Lisboa: Ministério da Educação – Departamento do Ensino Secundário.

Manookian, J. (2014). Scales, arpeggios, and cadences for piano (Partitura). Windsor Editions.

Schmitt, A. (2006). Ejercicios, escalas y arpeggios (op.16) para piano (Partitura). Real Musical.