Princípios de Gestão

Conhecimentos de Base Recomendados

Nesta Unidade Curricular não são requeridos conhecimentos de base.

Métodos de Ensino

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:

 1. Metodologias Verbais (dizer) / Metodologias Intuitivas (mostrar), Exposição, Explicação, Diálogo. A Metodologia Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos.

2. Metodologias Ativas (fazer), Estudo de Casos. Metodologia Ativa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos.

3. Metodologias Colaborativas, através da realização de trabalhos em grupo.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem por objetivo proporcionar um entendimento elementar do contexto, atividades e ferramentas da gestão organizacional. Procura igualmente sensibilizar os estudantes para a necessidade de aprenderem a gerir a ambiguidade e complexidade inerente às atividades de gestão. Ao longo desta unidade curricular os alunos terão oportunidade de explorar aspetos relevantes da teoria e prática da gestão contemporânea, aprofundando alguns temas abordando tendências recentes nesta área. Deverão ainda compreender os limites e contributos das várias áreas científicas para o corpo de conhecimento da gestão, distinguindo o corpo teórico das práticas de gestão. Os alunos deverão ser capazes de fazer uma abordagem à gestão enquanto campo de estudo, expondo os alunos às principais linhas de investigação. Finalmente, visa desenvolver um conjunto inicial de conhecimentos, competências e atitudes indispensáveis ao exercício de cargos de gestão e que serão aprofundadas e desenvolvidas noutras unidades curriculares do ciclo de estudos.

No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
– Conhecer a teoria e prática da gestão contemporânea na ótica das funções de planeamento, organização, liderança e controlo; – Identificar os principais desafios e tendências atuais da gestão;
– Analisar criticamente a literatura científica do campo e identificar áreas onde possam vir a desenvolver investigação.
– Reconhecer os princípios fundamentais e a evolução do pensamento da gestão.
– Introduzir o conceito de gestão geral e analisar as funções fundamentais da gestão e a sua interdependência.
– Aplicar os conceitos básicos da gestão, com principal incidência nas áreas funcionais mais relevantes das organizações.
– Analisar as áreas principais áreas funcionais das organizações, como gestão de recursos humanos, produtiva, financeira, qualidade, contabilidade.
– Identificar os diversos níveis de gestão e as principais tarefas dos gestores.
– Visualizar a empresa como uma organização social com características próprias
– Descrever o processo de organização e os vários tipos de departamentalização usados na definição de estrutura organizacional de uma empresa.
– Estabelecer os conceitos de autoridade e delegação, responsabilidade, centralização e descentralização e as suas relações com as diversas estruturas organizativas, vantagens e inconvenientes e opções a tomar.
– Analisar de que modo o tipo de estrutura de uma organização é determinado por diversas variáveis, como a estratégia, a sua idade e dimensão, a tecnologia, o ambiente e as formas de poder e controlo existentes.
– Analisar os principais contributos das teorias sobre a motivação para a gestão .
– Analisar os diversos estudos sobre a liderança e refletir sobre a sua importância no contexto organizacional.
– Descrever o processo de comunicação no seio de uma organização .
– Aplicar as práticas fundamentais da gestão, adaptando-as ao contexto e necessidades específicas da organização.
– Utilizar modelos e ferramentas de gestão para auxiliar a tomada de decisões.

Programa

1 – As organizações e a gestão.
1.1. O estudo das organizações: Conceito, âmbito e objetivos da organização.
1.2. O indivíduo e as organizações: A Gestão e os gestores.

2. Os desafios da gestão.
2.1. A evolução das teorias da administração.
Principais contributos das Teorias Organizacionais, das Teorias comportamentais, a Abordagem quantitativa, a Abordagem sistémica. a Abordagem contingencial.

3. As funções da gestão.
3.1. O Planeamento.
3.2. A Organização.
3.3. A Direção/Liderança.
3.4. O Controlo.

4. O Processo de Organização – A departamentalização.
4.1. A Estrutura das Organizações.
4.2. Determinantes de uma estrutura organizacional.
4.3. Tipologia das estruturas organizacionais.
4.4. Tipos e modelos de organização.
4.5. A Coordenação e controlo.

5. A Empresa enquanto organização.
5.1. Conceito de empresa.
5.2. Objetivos da empresa.
5.3. Recursos e capacidades da empresa.
5.4. A empresa e o meio envolvente.
5.5. Classificação de empresas.
5.6. Aspetos estruturantes da empresa.

6. Análise, formulação, Planeamento e Gestão estratégica.

7. A Motivação, a Liderança e a Comunicação.
7.1. Aspetos comportamentais da gestão – a motivação e a liderança.
7.2. A comunicação formal e informal.
7.3 As redes de comunicação.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

avaliacao final
  • - exame escrito - 100.0%
Avaliacao periodica
  • - 2 frequencia escrita - 35.0%
  • - 1 frequencia escrita - 35.0%
  • - Trabalho de grupo - 30.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Almeida, F. (2016). Introdução à Gestão de Organizações. ( 4ª Edição). Escolar Editora.

Berg, G. & Pietersma, P. (2015). Os Principais Modelos de Gestão. Conjuntura Actual Editora.

Boddy, D. (2020). Management: using practice and theory to develop skills. (8th edition). Pearson.

Carvalho, J., E.(2019). Gestão de empresas – princípios fundamentais. (5ª edição). Edições Sílabo.

Carvalho, L. et al (2021). Gestão das Organizações: Uma abordagem Integrada e Prospetiva. (3ª edição). Edições Sílabo.

Cohen, W. (2017). Peter Drucker: Melhores práticas. Belo Horizonte. Grupo Autêntica.

Costa, T. (2021). Gestão contemporânea. Princípios, tendências e desafios (3ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.

Daft, Richard L. & Benson, A. (2016). Management. (1st edition). Cengage Learning EMEA.

Ebert R. & Griffin R. (2017). Business Essentials – Global Edition (11ª ed). Pearson.

Kreitner, R., & Cassidy, C. (2013). Principles of Management (12ª ed.). Cengage Learning, International Ed.

Pinto, C. A. M. et al. (2018). Fundamentos de Gestão (6ª ed.). Editorial Presença.

Reis, F. & Silva, M. (2014). Princípios de gestão. (2ª Ed.) Edições Sílabo.

Robbins, S. & Coulter, M. (2011) Management. (11th edition). Prentice Hall.

Samson, D. & Daft, R.L. (2015). Fundamentals of Management. (5th Ed.). Australia: Cengage Learning.

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Schermerhorn, J. (2012). Exploring Management. (3rd edition). John Wiley.

Soares, J. , O, (2022). Gestão – conceitos e exercícios práticos. Edições Sílabo.

Sottomayor, A. , Rodrigues, J., & Duarte, M. (2014). Princípios de Gestão das Organizações. ( 2ª Ed.). Rei dos Livros.

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Teixeira, S. (2022). Gestão das organizações. (4ªed. ). Escolar Editora.

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