Produção de Energia Elétrica

Conhecimentos sobre o funcionamento dos sistemas de energia elétrica.

As aulas teóricas decorrem de forma essencialmente expositiva, abordando os temas previstos no programa, prevalecendo uma forte interação entre os conceitos e a sua aplicação prática.

As aulas teórico-práticas serão destinadas à realização de trabalhos, em grupo, de forma a aprofundar os conceitos abordados nas aulas teóricas. Na última semana de aulas, cada grupo realizará uma apresentação/discussão oral do trabalho.

Estudar os diferentes sistemas de produção de energia elétrica, com especial enfoque na produção de energia elétrica através de fontes renovável.

Fornecer aos alunos os conceitos mais importantes sobre o funcionamento dos diferentes tipos de centrais de produção de energia elétrica.

Proporcionar aos alunos o conhecimento das regras para se efetuarem estudos de análises económicas de projetos de unidades de produção de energia elétrica.

1 – Conceitos gerais

2 – Centrais hidrelétricas

3 – Centrais termelétricas

4 – Produção elétrica distribuída

4.1 – Centrais fotovoltaicas

4.2 – Mini-hídricas

4.3 – Parques eólicos

4.4 – Cogeração industrial

4.5- Biomassa

5 – Impacto na exploração das redes elétricas decorrente da entrada em serviço de uma elevada produção distribuída

6 – Metodologias de planeamento e análise de redes de distribuição e redes isoladas com produção distribuída renovável

7 – Sistemas avançados de controlo de redes com grande penetração de produção renovável

8 – Tópicos de análise económica de projetos de produção de energia elétrica; Fatores de recuperação de capital, função de valor atual, investimentos e rendas

9 – Aspetos legislativos e condições técnicas de interligação

10- Despacho económico

Rui, Castro (2012). Uma Introdução às Energias Renovaveis: Eolica, fotovoltaica e mini-hidrica, IST Press.

Callejo, L. H. (2019). Microrredes eléctricas: integración de generación renovable distribuida, almacenamiento distribuido e inteligencia. Ibergarceta Publicaciones.

Paiva, J. S. (2007). Redes de Energia Eléctrica, Uma Análise Sistémica, ed., vol. 1, I. Press, Ed.

Material de Apoio Disponível:

• Apontamentos das aulas teóricas

• Apontamentos das aulas práticas